Capa / Em Destaque / Candidatos a Conselheiros Tutelares são apresentados à comunidade

Candidatos a Conselheiros Tutelares são apresentados à comunidade

KODAK Digital Still Camera

KODAK Digital Still Camera

Os candidatos a conselheiros tutelares de Alta Floresta foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 23. Onze candidatos foram aprovados e irão concorrer às 5 vagas de conselheiros tutelares titulares e outros 6 ficarão com as vagas de suplentes. A eleição está marcada para o dia 4 de outubro na Escola Municipal Prof.º Benjamim de Pádua das 8 horas da manhã às 17 horas da tarde.

O período de campanha eleitoral iniciou-se no dia 21 de julho e se estende até o dia 1º de outubro, os candidatos poderão realizar suas buscas por votos diretamente com a comunidade como também confeccionar “santinhos” para reforçar a campanha eleitoral. A eleição para conselheiro tutelar será realizada em todo o Brasil no dia 4 de outubro e o resultado dos eleitos será divulgado no dia seguinte.

A posse dos eleitos também será unificada e acontecerá no dia 10 de janeiro de 2016 também em todo âmbito nacional, os novos conselheiros atuaram durante os próximos quatro anos e terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, com plantões em escala, divididos em noturno, feriado e fins de semana.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Clodoaldo Adamczuk, o papel do conselheiro é zelar pelos direitos do adolescente e da criança e ressalta que “o conselheiro tutelar é aquela pessoa encarregada de zelar dos direitos da criança e do adolescente então é uma pessoa escolhida pela sociedade por isso que a sociedade que escolhe seus candidatos a conselheiro tutelar porque ele vai representa-los”, destaca o presidente.

Seis dos candidatos são novatos, quatro são candidatos a reeleição e um já fez parte do conselho, mas todos eles são capacitados a preencher a vaga, segundo Adamczuk, “a população então vai poder escolher aquele que então melhor interessar a ela, temos pessoas que já trabalham na área, pessoas que já foram conselheiros então fica a critério de cada um escolher seus candidatos” completa Clodoaldo.

Confira os nomes dos candidatos: Eliete de Matos Yoshitome; Rosely de Fátima Serpa Mello Godoy; Elza Olimpia de Souza; Miriam Giseli da Silva; Francisca Paiva Souza; Irene Maria da Silva; Silvia Cristina de Oliveira Camilo; José Andrade Alecrim; Maria Romana do Rosário; Jocivan da Cruz Santos; Fernanda Marques dos Santos.

A eleição ocorrerá no próximo dia 4 nas dependências da Escola Municipal Benjamim de Pádua, das 08h00 às 17h00, o voto não é obrigatório e cada eleitor poderá votar em um único candidato, assinalando no local correspondente ao numero e nome do candidato escolhido, para votar, é necessário estar em dia com o cartório eleitoral e a apresentação de documento com foto e título de eleitor.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top