Capa / Cidades / Dia mundial de Prevenção do Suicídio também é celebrado em Alta Floresta

Dia mundial de Prevenção do Suicídio também é celebrado em Alta Floresta

Carlos Alberto de Lima/Assessoria Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Alta Floresta

“Diga NÃO ao SUICÍDIO, diga SIM à VIDA”, com essa bandeira, funcionários e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Essência da Vida (CAPS) de Alta Floresta realizaram na manhã de quinta-feira, uma caminhada para celebrar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A data foi criada pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (10 de setembro), como parte da campanha “Setembro Amarelo” cujo objetivo é discutir o assunto e divulgar ações preventivas.

Os participantes da caminhada saíram da sede da Secretaria Municipal de Saúde e, com balões amarelos nas mãos, caminharam cantando pela Avenida Ludovico da Riva Neto até o pátio da Igreja Matriz onde o doutor Duarte Guerra, médico do CAPS, fez um breve pronunciamento.

Na sequência realizou-se uma panfletagem nos faróis daquele cruzamento, encerrando com o estouro dos balões e apresentação do Coral composto por funcionários e usuários do CAPS.

“Não queríamos passar batido esse momento até porque tivemos três casos recentes de suicídio na cidade e, como é um evento mundial, a gente quis marcar a nossa cidade com essa pequena caminhada para que as pessoas saibam que existe um cuidado, uma orientação, uma conscientização”, disse Letícia Lopes Pinheiro, enfermeira do CAPS, chamando para uma reflexão: “Se a gente tivesse feito um pouco antes, quem sabe esses três casos não teriam acontecido”.

Também lembrando os três casos recentes de suicídio em Alta Floresta o doutor Duarte Guerra, médico psiquiatra do CAPS reforçou: “Esse tema, o suicídio é uma realidade mundial e sabemos que no mundo em torno de um milhão de pessoas chegam a cometer o suicídio por ano e, no Brasil são em torno de 24 casos, por dia. Em nossa cidade, mês passado, tivemos a infelicidade de ter esses casos seguidos, sem falarmos de tentativas que muitas vezes não chegam a ser noticiados, mas que chegam a ser atendidos nas Unidades ou no próprio CAPS, ou no Hospital Regional”.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top