Capa / Em Destaque / De Londrina, pode vir a solução para coleta de resíduos sólido (lixão)

De Londrina, pode vir a solução para coleta de resíduos sólido (lixão)

Sem títuloJuliana Gonçalves

O Prefeito Alexandre Kireeff recebeu, na quinta-feira (3), o secretário de Governo, George Danielides, e o coordenador de Projetos de Resíduos Sólidos, de Alta Floresta (MT), Valdinei Trujillo. A visita foi programada em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), para que os representantes pudessem conhecer os trabalhos realizados, em Londrina, na gestão de resíduos e urbanização. A cidade de Alta Floresta está em busca de experiências e projetos bem-sucedidos em outros municípios, para que futuramente possa implantá-los.

Kireeff enfatizou a relevância dos programas executados em Londrina, que colocam a cidade como referência no tratamento de resíduos sólidos. “No final de 2014 recebemos o prêmio nacional Cidade Pró-Catador, pela capacidade inclusiva e pelos resultados que o nosso sistema de coleta seletiva tem gerado”, lembrou o prefeito.

Diversas mudanças, como as soluções tecnológicas aplicadas no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), e a integração de várias secretarias para desenvolver continuamente trabalhos na área ambiental e de gestão de resíduos, são consideradas iniciativas inovadoras que despertam a atenção de diversos municípios. “Essa troca de experiências é muito importante, e a Prefeitura de Londrina estará sempre de portas abertas aos gestores de outras cidades”, afirmou.

O presidente da CMTU e secretário municipal do Meio Ambiente, José Carlos Bruno de Oliveira, frisou a importância de Londrina na área ambiental, e afirmou que a cidade busca constantemente se aperfeiçoar neste segmento.

Ele cita algumas iniciativas importantes como a implementação do Programa Proverde, que permitirá o financiamento de projetos ambientais; o Termo de Cooperação entre o município, fabricantes, e cooperativas de reciclados, para logística reversa e produção de matérias primas a partir das embalagens; a parceria com concessionárias de veículos para plantio de mudas de árvores; entre outros. “Nosso objetivo é continuar progredindo por uma Londrina mais organizada, limpa e ambientalmente saudável”, disse.

Os secretários de Alta Floresta conheceram diversos locais da cidade, como a CooperRegião, cooperativa que administra resíduos reciclados; a Central de Tratamento de Resíduos; a SEMA, que apresentou alguns de seus projetos, como a Biblioteca Móvel, e o PEV.

“Londrina é exemplo na gestão de resíduos sólidos, tanto na coleta seletiva quanto na administração da Central de Tratamento. Resolvemos conhecer de perto os modelos adotados para que possamos investir em nossa cidade”, explicou o secretário George Danielides, que é londrinense e mora no Mato Grosso há 15 anos.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top