Capa / Cidades / Alta Floresta e Santa Helena tem melhor IDH e Bandeirantes amarga a lanterna regional

Alta Floresta e Santa Helena tem melhor IDH e Bandeirantes amarga a lanterna regional

Gabriel Portão – Clique Notícias

De acordo com dados fornecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Fundação João Pinheiro (FJP), referente ao ano de 2013, aponta que Alta Floresta e Nova Santa Helena tem o maior Índice de desenvolvimento humano da região do Alto Tapajós.

 

Segundo os dados, os municípios tem um IDH-M de 0714, o que é considerado alto, Já Nova Bandeirantes apresenta o menor índice de desenvolvimento humano da região, tendo um IDH-M de 0650, o que equivale a um valor médio.

 

Todos os municípios da região apresentaram um crescimento na qualidade de vida e desenvolvimento humano, entretanto, a região ainda concentra índices relativamente baixos, comparadas a outras regiões do estado.

 

No quesito educação, apesar de um indicador mediano, Alta Floresta apresenta o melhor índice educacional, com a nota de 0629. Nova Bandeirantes novamente amarga o índice mais baixo, estando na oitava pior colocação estadual, com uma nota de 0469, o que é considerado muito baixo.

 

A maioria dos municípios da região tem um IDH-M mediano, exceto Alta Floresta, Nova Santa Helena e Colíder que tem um índice alto. Já perante a educação, a maioria dos municípios tem um índice baixo, exceto Alta Floresta, Nova Santa Helena e Colíder que tem um índice mediano, e Nova Bandeirantes que tem um índice muito baixo.

Confira o IDH-M das cidades da região por Colocação:

Alta Floresta:                    0714

 

Nova Santa Helena:       0714

 

Colíder:                             0713

 

Nova Monte Verde:        0691

 

Nova Guarita:                  0688

 

Nova Canaã do Norte:  0686

 

Apiacás:                           0675

 

Paranaíta:                        0672

 

Carlinda:                          0655

 

Nova Bandeirantes:      0650

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top