Gabriel Portão – Clique Notícias
De acordo com dados fornecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Fundação João Pinheiro (FJP), referente ao ano de 2013, aponta que Alta Floresta e Nova Santa Helena tem o maior Índice de desenvolvimento humano da região do Alto Tapajós.
Segundo os dados, os municípios tem um IDH-M de 0714, o que é considerado alto, Já Nova Bandeirantes apresenta o menor índice de desenvolvimento humano da região, tendo um IDH-M de 0650, o que equivale a um valor médio.
Todos os municípios da região apresentaram um crescimento na qualidade de vida e desenvolvimento humano, entretanto, a região ainda concentra índices relativamente baixos, comparadas a outras regiões do estado.
No quesito educação, apesar de um indicador mediano, Alta Floresta apresenta o melhor índice educacional, com a nota de 0629. Nova Bandeirantes novamente amarga o índice mais baixo, estando na oitava pior colocação estadual, com uma nota de 0469, o que é considerado muito baixo.
A maioria dos municípios da região tem um IDH-M mediano, exceto Alta Floresta, Nova Santa Helena e Colíder que tem um índice alto. Já perante a educação, a maioria dos municípios tem um índice baixo, exceto Alta Floresta, Nova Santa Helena e Colíder que tem um índice mediano, e Nova Bandeirantes que tem um índice muito baixo.
Confira o IDH-M das cidades da região por Colocação:
Alta Floresta: 0714
Nova Santa Helena: 0714
Colíder: 0713
Nova Monte Verde: 0691
Nova Guarita: 0688
Nova Canaã do Norte: 0686
Apiacás: 0675
Paranaíta: 0672
Carlinda: 0655
Nova Bandeirantes: 0650