Capa / Em Destaque / Estado conhece realidade da piscicultura e produção cafeeira em Alta Floresta

Estado conhece realidade da piscicultura e produção cafeeira em Alta Floresta

Visita foi realizada na sexta-feira no município

 

O secretário de estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes, esteve em Alta Floresta na última sexta-feira, 04 de setembro, onde visitou a estação de Piscicultura da Prefeitura de Alta Floresta localizada na Perimetral Rotary Internacional, entre os setores E e G, e em sequencia participou de uma reunião com cafeicultores, na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento.

 

O principal objetivo da visita do secretário Suelme Fernandes na região é percorrer municípios da região Norte e Nordeste do estado, e traçar um diagnóstico, para políticas públicas de investimentos no setor do cafeeiro. “Esses municípios estão sendo visitados através do programa chamado “Rota do Café”, que é para conhecer os municípios com maior potencial de produção no estado de Mato Grosso”, explicou Fernandes . O gestor da pasta já passou pelos municípios de Colniza, Cotriguaçu, Nova Bandeirantes, Alta Floresta e Rondolândia.

 

Segundo Fernandes, Alta Floresta tem um perfil socioeconômico fortemente marcado pela agricultura familiar, sendo uma das principais atividades econômicas. “O estado precisa chegar com investimentos para os pequenos produtores. Conforme ele, o estado já proporcionou auxílio nos últimos 30 anos para os grandes produtores, foi possível construir um caminho na agricultura que nos orgulha, com a produção da soja, milho, rebanho bovino, algodão, dentre outros. Mas agora temos outro desafio que é investir no pequeno produtor para que ele se torne o grande um dia. Esse pequeno pode ser muito grande no futuro se oferecermos condições para ele, como assistência técnica, capacitação e crédito”, ressalta.

 

Conforme o secretário, o estado de Mato Grosso tem hoje 9 milhões de hectares e 109 mil famílias na agricultura familiar “Estamos discutindo com a sociedade qual melhor investimento do estado, temos que ter uma politica pública que tenha continuidade e apresente resultados. Em Alta Floresta, muita coisa naufragou como o guaraná, acerola, cupuaçu, cacau e o café, foram incentivos que começaram e não duraram nem dois anos. Atualmente o município conta com 150 hectares de área plantada e aproximadamente 100 famílias vivendo do café, e queremos mudar essa realidade”, explica.

 

A variedade de café produzida em Alta Floresta, nos dias atuais é o “matão” trazido há mais de 30 anos, oriundos dos estados do Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo, pelos primeiros colonos. “Queremos trazer uma variedade clonal o BRS Ouro Preto, desenvolvido pela Embrapa em Rondônia, a planta produz muito mais. A ideia é levar os produtores daqui para conhecer o que esta acontecendo nesses municípios que já estão produzindo essa espécie de café clonal. A expectativa é atender até 100 propriedades, que é o que estado pode neste momento”. Acreditamos que é possível melhorar a qualidade de vida do homem do campo, completa.

 

 

Para a secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento de Alta Floresta, Aparecida Sicuto, atualmente é possível identificar que o estado está interessado no pequeno produtor, trazendo algumas alternativas de investimento na área de piscicultura e da cafeicultura. “Nós vemos isso com bons olhos e estamos acreditando que esse benefício chegue para o pequeno produtor”, declarou a gestora.

 

ESTAÇÃO DE PISCICULTURA – Após visitar as instalações da estação de piscicultura, o secretário Suelme Fernandes, ressaltou que foi um projeto importante implantando há mais de 20 anos, mas que foi abandonado, o governo do Estado está cheio de iniciativas do passado que não tiveram continuidade e isso causa um caos na agricultura familiar. “É preciso dar continuidade as ações, naquele espaço pode ser um entreposto ou uma estação de produção estratégia de alevinagem. É preciso um projeto para melhorar o local, dotar de infraestrutura, ter matrizes para produção de alevinos, além das parcerias que serão necessárias para a estação de piscicultura de Alta Floresta”, explicou.

Giselle Oliveira

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Agricultura

 

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top