Capa / Em Destaque / Vereador critica IBGE por “má fé” com nova estimativa populacional de Alta Floresta

Vereador critica IBGE por “má fé” com nova estimativa populacional de Alta Floresta

CapaO vereador Dida Pires usou a Tribuna da Câmara Municipal, ontem, para criticar o que classificou de “má fé” do IBGE que, “por 10 habitantes”, não mudou a faixa populacional da cidade para efeito de recebimentos de recursos oriundos de impostos federais e estaduais. O vereador equivocou-se ao analisar a tabela de “Coeficientes de participação dos municípios no FPM – parcela de municípios não-capitais de estado”, que aponta Alta Floresta no índice 2,0, para municípios entre De 44.149 a 50.940.

Alta Floresta, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, passou de 49.877 para 49.991. “É muito estranho, se colocasse 10 (pessoas a mais na estimativa), Alta Floresta teria 50.000 mais um habitante, e aí nós teríamos a classificação diferenciada junto ao Governo Federal, para recursos do FPM e outros recursos mais”, afirmou o vereador, que atacou, “eu acho que má fé isso aí”, criticou. Na verdade, por 950 habitantes, a cidade não passou para o índice 2,2, para municípios entre 50.941 a 61.128 habitantes.

Dida Pires solicitou à assessoria jurídica de Alta Floresta para que mova uma ação contra o IBGE no sentido de refazer os cálculos. Dados de atendimentos promovidos pela Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, concessionários de água e energia, além de números obtidos no Cartório Eleitoral, dentre inúmeros outros números, apontam que Alta Floresta tem hoje acima de 60 mil habitantes, apenas o IBGE não acata.

A chegada, no início da década, de milhares de trabalhadores que para cá vieram para a construção de duas grandes usinas (Teles Pires e Apiacás) além de três outras pequenas hidrelétricas (Quebec) mostram que houve uma explosão demográfica em praticamente todas as cidades da região, concentrando-se, esta população, principalmente em Alta Floresta e Paranaíta. Não é o que pensa o órgão oficial. Além de Alta Floresta, que passou de 49.877 para 49.991,

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top