Capa / Cidades / A CDL de Alta Floresta alertas os lojistas a respeito de clonagem de cheques

A CDL de Alta Floresta alertas os lojistas a respeito de clonagem de cheques

A CDL de Alta Floresta alertas os lojistas a respeito de clonagem de cheques

A CDL de Alta Floresta foi informada por alguns empresários que existe na cidade um estelionatário passando cheques clonados de empresas conceituadas de Alta Floresta, nos horários em que os comércios esta com muito movimento, dificultando o lojistas a fazer consultas e observar melhor a folha do cheque.

cheque é uma das formas de pagamento que mais sofrem com as fraudes, e deveria dar total segurança a quem recebe, mas, infelizmente, as fraudes são cada vez mais constantes. Porém, verificar se um cheque é de fato legítimo é um processo bem simples, que dá leveza de consciência evita a perda da propriedade.

Para evitar esse constrangimento e dor de cabeça, é bom tomar algumas precauções e cuidados, e saiba como descobrir se um cheque é falso.

  1. O primeiro cuidado é em relação a estrutura do cheque. Tente raspar com a unha ou qualquer objeto rígido a parte escrita em preto no cheque. Se sair, mesmo um pouco de tinta, é um grande sinal de uma possível fraude. Nunca aceite cheques rasurados, borrados ou com qualquer mancha.
  1. Confira sempre os dados pessoais, assim como assinatura, pedindo o RG e o cartão do banco do cliente que te deu o cheque. Se atente, também a numeração do cheque que você poderá encontrar na parte superior do cheque, no lado direito. Veja e confira se o código bate com a linha MIRC, que é uma linha de números localizada na parte inferior do cheque.
  1. Posicione o cheque contra a luz para verificar se houve colagem e sobreposição de algum item do cheque. Repare na linha lateral de segurança, se for interrompida ou com descontinuidade é um sinal de colagem.

Verifique contra a luz a existência do “registro coincidente”, que é uma imagem impressa em ambas as faces do cheque e que sobrepõe perfeitamente olhando contra luz.

  1. Dedique uma atenção especial aos pequenos detalhes e repare na impressão. Em cheques falsificados, raramente se reproduzem fielmente as linhas da impressão original.

Passe a ponta dos dedos pelas laterais do cheque. A maioria dos cheques tem as laterais polidas, senso assim, fácil de identificar algo errado.

Depois dessas verificações, solicite mais informações para saber se o cheque foi, de fato, emitido pelo banco. Para realizar mais verificações, você poderá usar o número do cheque, a data de emissão e o valor.

  1. Consultar sempre o SPC ou serviço equivalente de proteção ao crédito.
  2. É de extrema utilidade manter um cadastro completo de todos os clientes, também para venda com cheques.
  1. Exigir comprovativo de endereço e confirmar a sua veracidade.
  2. Exigir comprovativo de renda e verificar a sua veracidade  (ligar para a empresa e se necessário fazer consulta jurídica para confirmar a idoneidade da empresa).
  3. Cuidado com cheques copiados ou adulterados que não aparecem nas consultas. Se houver suspeita, ligue para o próprio banco.
  4. Verifique se o endereço da pessoa confere com o endereço de seu telefone fixo (lista telefônica ou 102 (Brasil) podem ser úteis).
  5. Evite cheques de terceiros, trocar cheques por dinheiro ou dar troco.
  6. Não conceda crédito ou aceite cheque em valor incompatível com o rendimento do cliente.
  7. Observe a reação do cliente quando estiver a realizar consultas ou verificando documentos. Se a pessoa se mostrar inquieta ou nervosa, faça perguntas adicionais.
  8. Cuidado redobrado em feriados e finais de semana. São as datas preferidas para golpes com cheques roubados.
  9. Ninguém é obrigado a conceder crédito ou aceitar cheques que não lhe pareça fiável.
  10. Trate muito bem seu cliente, respeite seus direitos de consumidor e nunca o coloque em situação constrangedora, mas reserve-se o direito de só realizar vendas seguras.

É importante que todos os lojistas possam estar atentos com o recebimento de cheques por pessoal desconhecidas, principalmente cheques de terceiros, evite transtornos e oriente seus colaboradores.

 

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top