Capa / Cidades / Calor em Alta Floresta, fica próximo da maior temperatura já registrada no Brasil

Calor em Alta Floresta, fica próximo da maior temperatura já registrada no Brasil

temperaturaAlta Floresta teve mais um dia com tempo quente e seco nesta segunda-feira (24). Segundo o Climatempo site especializado em divulgar as condições climáticas em todo o país, a temperatura máxima chegou aos 44°, às 13h00m. Com a umidade relativa do ar abaixo dos 20%, a sensação térmica também atingiu nível elevado.

E a população sofre com essas massas de ar quente. Ontem não teve jeito, nas ruas da cidade, cada um procurou uma sombra para fugir um pouquinho do sol. Nossa equipe saiu as ruas e a resposta é unanime, ninguém está aguentando o calor, “temperatura quente abafada, clima sem ar”, reclama Sebastião Gregório, e a solução é buscar sombra e muita água, “sombrinha, água gelada e sombra de arvores é assim pra fugir do calor”, revela Teresa Alves de Andrade.

Quando perguntamos se as pessoas sabiam qual era a temperatura naquele momento, por volta das 14 horas, cada um deu um palpite, porém, próximos à 40°. Todos se negaram a acreditar que o clima em Alta Floresta chegou aos 44°. “Tudo isso? Credo, você já pensou eu criada no sul, no frio, viver aqui? mas tá bom, seja da vontade de Deus”, brincou Dona Maria Godoy.

Mas a esperança de dias de chuvas já estão acesas, “chuva daqui a pouquinho, daqui a pouco vai chover certeza! Se Deus quiser” mentalizou o advogado Arão Sicuto.

Além da estiagem, a cidade enfrenta os elevados índices de poeira, e queimadas que dificultam a vida do cidadão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semas) de Alta Floresta, somente na última semana, o número de atendimentos em decorrência do período de altas temperaturas, ar seco e fumaça das queimadas aumentou em mais de 30%, principalmente de crianças com problemas respiratórios.

E o calor que fez nesta segunda-feira no município foi digno de recorde absoluto. Desde que a estação meteorológica entrou em operação no aeroporto da cidade, em setembro de 1988, a maior temperatura até então era de 40,8°C registrada em 06 de agosto de 2014.

Nos últimos dias, no entanto, o que se viu foi uma repetição de altas temperaturas, através de dados oficiais de Meteorological Aerodrome Report (METAR), com marcas entre 40°C, 41°C e 42°C.

Todos superados pelos 44°C registrados às 13 horas (local) desta segunda-feira junto com umidade relativa do ar de apenas 14%, o que é considerado como estágio de alerta.

O valor de 44°C observado em Alta Floresta é apenas 0,7°C inferior ao registro oficial da maior temperatura máxima já documentada em todo o Brasil, no município de Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005, ou seja, de 44,7°C e superando o valor até então tido como recorde, de 44,6°C, aferido no município de Orleans, em Santa Catarina, em 06 de janeiro de 1963.

A nossa dica para esses tempos de elevadas temperaturas, é consumir bastante água, se expor o mínimo ao sol, e usar bastante protetor solar, e torcer para que as chuvas logo venham!

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top