Capa / Economia / CDL e Secretários Municipais debatem trânsito de caminhões e informalidade de Alta Floresta

CDL e Secretários Municipais debatem trânsito de caminhões e informalidade de Alta Floresta

A Diretoria da CDL se reuniu com o Secretario de Administração de Alta Floresta Claudinei de Jesus e a Coordenadora de Cadastro e Tributos Osana Cardoso, na oportunidade foram debatidos vários assuntos pertinentes ao comércio local, entre eles o da informalidade no comércio local e do trânsito de caminhões no centro da cidade no horário comercial.

A respeito da informalidade que vem aumentando a cada dia, a presidente da CDL Elsa Maria Lopes, comentou ao secretário de administração que a CDL vem recebendo uma cobrança muito grande dos associados que empregam e pagam seus impostos corretamente e que os ambulantes estão cada vez mais abusados, revendendo mercadorias na frente das lojas.

O tesoureiro da CDL Jailson Carlos comentou que essa prática da informalidade causa um grande prejuízo para os nossos lojistas, mas que o município também perde, deixando de arrecadar, este é um assunto que tdeve ser resolvido o mais breve possível, e os lojistas não pode ficar desamparado.

O Secretario de Administração Claudinei de Jesus concordou com as colocações da CDL e garantiu que irá acionar o Departamento Jurídico da Prefeitura Municipal para fazer as adequações necessárias no Código Tributário Municipal ainda neste ano,e que irá intensificar a fiscalização nas ruas de Alta Floresta.

A Coordenadora de Cadastro, Osana Cardozo informou que a prefeitura esta refazendo todo o recadastramento do comercio local, a fim de atualizar seus dados cadastrais para facilitar uma melhor fiscalização. Ainda com a informalidade, a CDL vem recebendo cobranças a respeito dos comércios da Feira Livre, com a venda de produtos piratas e também da ilegalidade de alguns comércios que estão atuando naquele local.

Outro assunto abordado foi o transito de caminhões pesados em avenidas com as carretas e caminhões bi-trem que estão trafegando no horário comercial, a presidente da CDL Elsa Maria Lopes falou que o município já possui uma lei especifica para esse problema, mas entende que essa lei é antiga, e que ela tem que ser revista e reavaliada todos os pontos de vista econômicos e de segurança do município, pois, na lei cita que caminhões toco, trucado, carreta, e ônibus não poderá trafegar no centro da cidade durante o horário comercial, e que isso deverá oferecer um grande transtorno para os nossos lojistas do centro da cidade.

A CDL acredita que esse assunto tem que ser debatido com todos os lojistas, para renovar e fazer cumprir com que for aprovado.

A Diretoria da CDL solicitou maiores informações a respeito do aeroporto ao Secretário de Administração. Claudinei informou que a prefeitura municipal esta num impasse com o governo estadual, que quer repassar a concessão do aeroporto ao município, e que isso poderá gerar um custo elevado aos cofres públicos (mas da forma que se encontra hoje estes custos já são arcados pelo Município) e que também foi contemplada através do programa do governo federal através do PAC 3, a construção de um novo terminal aeroportuário de Alta Floresta, mas que depende do lançamento das obras por parte do governo federal.

 

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top