Capa / Cultura / Diretores e secretários das escolas municipais recebem capacitação sobre prestação de contas

Diretores e secretários das escolas municipais recebem capacitação sobre prestação de contas

Treinamento foi realizado pela Controladoria Interna da Prefeitura de Alta Floresta, com o objetivo de orientar os gestores a não cometer erros na prestação de contas dos gastos com a verba bimestral.

 

A Controladoria Interna da Prefeitura de Alta Floresta reuniu na manhã de sexta-feira (07.08) mais de quarenta diretores e secretários das escolas da rede municipal de ensino, para uma capacitação sobre prestação de contas dos gastos praticados com a chamada verba bimestral que é repassado periodicamente pela prefeitura. O treinamento aconteceu no Oratório Dom Bosco, na Casa Pinardi. Durante aproximadamente cinco horas os gestores receberam orientações sobre os procedimentos corretos e adequados para informar onde o como foram gastos os recursos.

Além de serem instruídos a corrigir os erros, os diretores também foram informados sobre as implicações legais e das responsabilidades que tem enquanto gestor de dinheiro público. “Eles recebem dinheiro em mãos para executar as atividades do dia a dia da escola, então eles tem que prestar contas do recurso mais ou menos ou tal qual o prefeito”, explicou o Controlador Interno Hebertt Villarruel.

Durante a capacitação Hebertt Villarruel entregou a Instrução Normativa n° 002/2015 elaborada especificamente para orientar como as escolas deverão fazer a prestação de contas. O documento explica em detalhes sobre a forma que deverá ser feita e como será entregue a prestação de contas, data de prazos e demais especificações a respeito do uso do recurso que as escolas recebem. “Essa capacitação será contínua a partir de agora. A Controladoria Interna e a Assessoria da Secretaria Municipal de Educação vão fazer um acompanhamento periódico, isso tudo está contemplado no nosso plano anual de auditoria, que acontecerá duas a três vezes por ano em todas as escolas do município. Enquanto isso vamos dar as capacitações e ensinar como fazer para não errar”, salientou Hebertt Villarruel.

Nesta quinta-feira (13.08), das 13 às 17 horas, será a vez da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, responsável por fiscalizar a prestação de contas das escolas, ser capacitada pela Controladoria Interna do Município. O treinamento irá orientar os assessores sobre como analisar as prestações de contas e como acompanhar a execução dos contratos.

A secretária Lenita Kroker explicou que a Secretaria Municipal de Educação já conta com um funcionário somente para cuidar das prestações de contas das escolas, no entanto, considerou a capacitação fundamental para o enriquecimento das informações e da prevenção para eventuais erros. “Essa capacitação é de suma importância porque além de complementar as informações que nós repassamos, vai nos resguardar futuramente e contribuir para que o nosso trabalho fique mais transparente”, pontuou.

 

Lindomar Leal

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Alta Floresta

 

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top