Capa / Cultura / Escola Professor Benjamin Padoa inaugura o Beco da Leitura

Escola Professor Benjamin Padoa inaugura o Beco da Leitura

beco da leituraTransformar a Escola Municipal Professor Benjamin Padoa em uma escola literária é a principal missão do Beco da Leitura, inaugurado na manhã do dia 19, sexta-feira, durante a Feira do Conhecimento.

O projeto de leitura literária            surgiu motivado pelo Movimento por Um Brasil Literária, principal luta do escritor Bartolomeu Campos de Queirós, um dos ícones da literatura infantil brasileira, e que envolveu os alunos do 5º ano “A” e “C”.

Para ampliar as ações de incentivo à leitura e fomentar a literatura, a professora Cássia da Silva Dall’Igna explica que em uma das reuniões para organizar o trabalho que seria apresentado na Feira do Conhecimento decidiu-se, então, inaugurar um espaço de leitura na própria escola.

A intenção, segundo ela, é transformar o movimento escolar em um movimento por uma Alta Floresta literária. “O Beco da Leitura surge como uma ação concreta dentro da escola. Se nós queremos uma escola literária, que faz uso da leitura de literatura precisamos ter espaço e ter livros”, comentou ao revelar que o Beco da Leitura conta com mais de 130 livros.

Outra missão do espaço de leitura é fazer com que os alunos aproveitem o intervalo do recreio para ler ao invés de ficar correndo pelo pátio da escola. “O Beco da Leitura surgiu com o propósito de ingressarmos ao movimento por um Brasil Literário, fazendo a nossa parte no chão da escola e criando esse espaço para que as crianças tenham acesso aos livros de literatura, além biblioteca”, disse a Professora.

Para ampliar o acervo da Biblioteca e agora do Beco da Leitura, a escola faz promoções, como o Sebo realizado pela turma do 9º ano em 2014, e a campanha do dia 18 de abril desse ano, Dia do Livro. Cássia conta que com o recurso da venda dos livros no Sebo a escola comprou a coleção de Como Treinar o seu Dragão, os livros mais procurados pelos alunos na biblioteca da escola.

O Beco da Leitura foi o primeiro espaço, isso porque a intenção, segundo a professora Cássia, é ter outros lugares para receber o maior número de crianças nessa proposta de leitura literária na escola.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top