Capa / Economia / Docentes da Unemat anunciam greve

Docentes da Unemat anunciam greve

10985563_348050738737382_6343931768085474222_nOs docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) darão início a uma greve geral a partir do dia 1º de junho. A decisão ocorreu em assembleia realizada nesta terça-feira (26), em Cáceres. Os professores também definiram pela continuidade da paralisação, em protesto ao parcelamento da recomposição salarial dos servidores, para até esta sexta-feira (29).  Além dos professores, os servidores do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) também anunciaram paralisação para esta sexta.

A proposta apresentada pelo governo no início desta semana motivou a mobilização das categorias. Os servidores estão insatisfeitos com o parcelamento da Revisão Geral Anual (RGA) somado em 6,22%, de 2014. Eles alegam descumprimento da Lei N° 8.278, de 30 de dezembro de 2004, que garante o pagamento integral do valor no mês de maio.
“A Lei fala que as correções precisam ser feitas no mês de maio. Não podemos aceitar que o governador não cumpra a Lei, ele que já foi Procurador- Geral da República e se diz um cumpridor da lei”, critica a professora Leni Hack, tesoureira da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat).

Também mobilizados contra a decisão do Executivo, os servidores do Detran paralisam pela segunda vez suas atividades. “Decidimos pela não aprovação da proposta do governo. Vamos notificar o governo e queremos que seja revista a proposta e seja aberta negociação conosco, porque até agora não aconteceu”, reforçou Daiane Renner, presidente do Sindicado dos servidores do Departamento de Trânsito Detran (Sinetran-MT).

Ficou definido pela gestão que a metade do pagamento será feita na folha de maio de 2015 e a outra na de novembro de 2015. O governo também prometeu o pagamento do valor retroativo entre os meses de maio a novembro deste ano, para ser pago em parcela única em janeiro de 2016, como forma de corrigir a perda salarial deste período.
1º de junho

Os docentes, além de exigem o pagamento integral, solicitam o cumprimento do calendário de reposição salarial aprovado pela resolução 027/2013/CONSUNI; reafirmação da autonomia da Universidade; melhoria das condições de trabalho dos docentes, inclusive dos contratados e no que tange à estrutura física da Unemat, refletindo no atendimento de qualidade aos discentes e à comunidade em geral; transparência e garantias dos repasses financeiro orçamentários atualizados do Estado para a Unemat; Ampliação de políticas para fortalecer a Universidade pública do Estado por meio de editais de ensino, pesquisa e extensão financiados por Instituições Públicas com esta finalidade.

Fonte: Gazeta Digital

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top