Capa / Em Destaque / Desmate para lago da UHE Teles Pires deixa Paranaíta em 6º lugar no ranking de desmatamento; ICV contesta

Desmate para lago da UHE Teles Pires deixa Paranaíta em 6º lugar no ranking de desmatamento; ICV contesta

Justiça suspende obras da Usina TelesA cidade de Paranaíta apareceu em 6º Lugar, no ranking dos municípios que mais desmataram nos anos de 2013/2014, porém os números estão sendo contestados tanto pela administração, como pelo ICV – Instituto Centro Vida, já que 76% do desmatamento foi causado pela Usina Hidroelétrica Teles Pires, em desmate autorizado pelo próprio governo federal. Além disso, entrou nos números, o desmate realizado no assentamento São Pedro, outra área relativa ao governo federal, o que pode penalizar o município com ações de órgãos de fiscalização e até com restrição de financiamentos.
O Instituto Centro de Vida (ICV), realizou análises dos dados fornecidos pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, eue apontaram o alto índice de desmatamento ocorrido na região de Paranaíta. “Paranaíta ficou em 6º lugar muito pelo desmatamento para a supressão vegetal para o alagamento da usina, e 10 % ocorreu dentro do Assentamento São Pedro que foi ocasionado pela usina, se tirarmos esses 86% o município de Paranaíta desce para o 42º lugar de desmatamento, ou seja a usina contribuiu com a maior parte da posição de 6º lugar de Paranaíta, e essas pesquisas mostram a importância do ICV que busca ajudar o município a se recuperar ”, citou Ricardo Abad Meireles de Mendonça coordenador de geotecnologias do Instituto Centro de Vida
O medo do ICV e da própria administração é que, por causa do índice, Paranaíta vá para a temida “listra negra” de desmatadores. “Uma lista negra é uma das formas criadas pelo Ministério do Meio Ambiente para combater a devastação na Amazônia. Criada em 2008, ela denuncia os municípios campeões do desmatamento. De tempos em tempos, o órgão inclui novos municípios, a partir de dados coletados pelo satélite. Estar na lista cria uma série de problemas para a economia local e para a produção agropecuária. Sair dela não é nada fácil”, afirmou Ricardo.
O ICV é parceiro da prefeitura no sentido de realizar o Cadastro Ambiental Rural das propriedades, além de auxiliar o município na aquisição de recursos federais.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top