Os protestos contra o governo federal deste domingo, dia 15, reuniram cerca de um milhão em São Paulo. Milhares de pessoas foram às ruas em todo país pedindo o fim da corrupção e a saída de Dilma da presidência.
Em Brasília, os protestos reuniram cerca de 45 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, de acordo com dados da Polícia Militar. No Rio de Janeiro, foram 25 mil pessoas; em Belo Horizonte, 24 mil.
No Sul do país, os protestos reuniram cerca de 100 mil pessoas em Porto Alegre e 80 mil em Curitiba. No Centro-Oeste, a Polícia Militar de Cuiabá estima os manifestantes em 10 mil pessoas e em Goiânia, 60 mil.
Quem são
Os protestos também ocorreram na região Nordeste. Recife reuniu cerca de 10 mil pessoas pelas ruas da cidade; em Fortaleza, a Polícia Militar estima em 15 mil o número de manifestantes.
Há diferentes movimentos organizando os protestos em todo o país. Os três principais são o Movimento Brasil Livre (MBL), que defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff; o Vem Pra Rua, liderado por empresários insatisfeitos com os rumos da economia; e o Intervencionistas Independentes, que pede uma intervenção militar no país.
Mas, nas ruas e nas redes sociais, o que se viu neste domingo foi muito mais que isso. Há centenas de manifestantes pedindo por reforma política, mudanças na política econômica e duras ações contra a corrupção.