Capa / Em Destaque / Ex-deputado José Riva é preso pelo GAECO a pedido do MPE

Ex-deputado José Riva é preso pelo GAECO a pedido do MPE

Riva O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva (PSD) foi preso no inicio da tarde deste sábado (21) em sua casa, no bairro Santa Rosa. em Cuiabá. A prisão preventiva foi decretada pela juíza Selma Arruda, da Vara de Combate ao Crime Organizado e efetuada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A prisão é resultado da “Operação Imperador”, que investiga desvio de dinheiro público por meio licitações e pagamentos fraudulentos.

De acordo com o Gaeco, os fatos que culminaram na prisão do ex-parlamentar constam em denúncia criminal oferecida nesta semana ao Poder Judiciário. Além dele, também foram denunciados Janete Riva e outras 14 pessoas. A prisão preventiva do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi decretada pela Vara Especializada Contra o Crime Organizado. O grupo responde por crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Riva foi  levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e após para o Centro de Ressocialização de Cuiabá.

Prisões e vida política

Esta já é a segunda prisão de José Riva. Em maio de 2014, ele foi preso pela Polícia Federal durante a quinta fase da operação Ararath, por suposto envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro. Ele passou três dias no Complexo da Papuda, em Brasília, e depois foi solto.

O ex-deputado responde mais de 100 processsos por improbidade administrativa e já tem quatro condenações colegiadas no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o que acabou impedindo a sua candidatura ao governo do estado no ano passado. Sua candidatura foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na Lei ‘Ficha Limpa’, por ter sido condenado por improbidade administrativa.

Neste mês, o próprio tribunal determinou que Riva passe a responder por 22 ações penais nas quais é réu na primeira instância. A determinação foi por conta da perda do foro do ex-deputado. Os processos foram enviados para a Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado, Ordem Tributária, Econômica e contra a Administração Pública.

Riva teve 20 anos de mandatos consecutivos, durante a trajetória na Casa de Leis, ele revezou os cargos de presidente, vice-presidente e primeiro-secretário. Após a longa carreira política, que se findou em janeiro, o social democrata afirmou que iria se dedicar a tocar suas empresas, deixando a vida pública.
MT Agora – Circuito MT

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top