O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), homenageou 36 pessoas com título de cidadão mato-grossense na noite desta quinta-feira (11). A solenidade ocorreu às 19 horas, no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” e reconheceu cidadãos dos mais variados segmentos da sociedade.
“O título de cidadania tem um significado muito importante para quem o recebe e, principalmente para quem o oferece. Existem alguns critérios significantes para que uma pessoa possa receber a honraria e um deles é a qualidade do serviço prestado em benefício da sociedade”, disse Romoaldo ao agradecer a presença de todos e parabenizar os homenageados
O evento foi abrilhantado pelo Coral do Poder Legislativo, coordenado pelo Instituto Memória, que fez duas apresentações sob a regência do maestro Carlos Taubaté. Um terço dos homenageados eram mulheres.
Convidado a falar em nome dos homenageados, Antonio José Zago, do Rotary Club de Cuiabá disse “hoje é um dia de muito alegria para homens e mulheres que forma contemplados com o honorifico título de cidadão mato-grossense. Todos que viemos morar em Mato Grosso vieram em busca de sonhos, todos nós aqui deixamos a terra em que nascemos porque tínhamos o sonho de uma vida melhor, de constituir famílias e Mato Grosso nos deu tudo isso e muito mais”.
Romoaldo é um amigo autêntico com gestos concretos, que está sempre estendendo as mãos aos mais necessitados.
O jornalista e presidente do Sindicato Estadual dos Aposentados e Pensionistas e Idosos de Mato Grosso (Sindapi/MT) Francisco Delmondes Bentinho, 72 anos, nascido na cidade de Araripina, Pernabuco, contou que veio para Mato Grosso há 31 anos, com o compromisso de abrir uma sucursal do Diário da Manhã em Cuiabá. Ele disse ser uma honra sair lá do alto sertão pernambucano para receber tamanha homenagem. “É muita satisfação para uma pessoa. Quero agradecer ao deputado Romoaldo por me achar digno da homenagem”.
O presidente da Associação dos criadores de suínos de Mato Grosso (ACRISMAT), Paulino Teixeira Machado, 67 anos, trocou sua terra natal, Santa Catarina por Mato Grosso há 38 anos. “Esse reconhecimento induz a gente a ter mais responsabilidade ainda com o desenvolvimento desse Estado, sinto-me extremamente feliz e agradecido com o título”.
Para o homenageado Nilton Sampaio Pacheco o título confirma a postura exercida pelo cidadão dentro do Estado. “É uma maneira de a Assembleia reconhecer aqueles que deixaram suas origens para morar nesta terra acolhedora e promissora. É com grande honra que eu recebo esse preito. Meu muito obrigado ao deputado Romoaldo Júnior por me achar merecedor dele. De agora em diante meu compromisso é ainda maior com Mato Grosso”, assumiu o homenageado.
Durante o evento, o deputado Romoaldo pediu aos presentes 1 minuto de silêncio pelo deputado Walter Machado Rabello Júnior que morreu no final da noite de terça-feira (9) após passar mal na residência dele, em Cuiabá.
Lista de homenageados:
Anna Maria Barreto Souto
Anna Reis Nogueira
Antonio José Zago
Asiel Bezerra de Araújo
Carla Regina Gubert
Celestino Gonçalves da Cunha.
Celso Luiz Cunha
Custódio Rodrigues de Castro Júnior
Cleula de Fátima Maciel Borges
Darcy Martelli
Décio Vilmar Kynast
Eliane Leite Sampaio
Ernesto Antônio Coelho.
Francisco Delmondes Bentinho
Hamilton Kubitski
Iolanda Rosa de Moraes Schmitz.
Itamar Antônio Canossa
João Garcia Caramori Júnior
José Carlos Biazi
José Celso Carneiro Junqueira
José Eustáquio da Silva
Leopoldo Linhares Fernandes
Maria Antonieta da Cruz
Maria Raimunda da Silva Santos
Margarethe Alves Nunes Dias
Napoleão Moisés de Oliveira
Nilso José Boschiroli
Nilton Sampaio Pacheco.
Norberto Didoni
Onofra de Jesus Santos
Paulo Cesar Crivelli
Raulino Teixeira Machado
Romeu Afonso de Souza Kiihl
Heronilton Silva e Lima
Terezinha Aparecida Sandoval Zompero
Zilda Aparecida ZomperoPazini
Assessoria