Foi realizado na tarde desta quinta-feira, 04, no Aeroporto Municipal de Alta Floresta, um treinamento contra incêndio envolvendo os Bombeiros Aeródromos, Bombeiro Militar, Secretaria Municipal de Saúde e Infraero. O treinamento visa aproximar o máximo da realidade uma situação de emergência com vítimas dentro do aeroporto.
O treinamento realizado no aeroporto, segundo o Gerente Operacional, Luiz Carlos foi de muita importância e ficou muito satisfeito com o tempo resposta das equipes de atendimento. “Foi muito bom o tempo reposta do bombeiro, do resgate, do hospital, muito bem coordenado e a gente conseguiu fazer uns tempos dentro do que é determinado pela ANAC”, disse Luis Carlos.
Para a Comandante da 7ª Companhia de Bombeiros de Alta Floresta, Tenente Karina, o tempo de resposta dos militares foi satisfatório, “os resultados foram satisfatórios, nós observamos nesse tipo de exercício a velocidade de deslocamento, o tempo resposta do militares, e também da ação da chegada no local e ação de resgaste das vítimas e do combate a incêndio, foi tudo satisfatório”, disse a Tenente Karina.
O Aeroporto de Alta Floresta possui a segunda maior pista da região Centro Oeste, com 2500 metros de comprimento, tendo condições de receber aeronaves de pequeno, médio e grande porte.
A simulação
A situação/problema, durante a simulação, foi de um avião de pequeno porte, com quatro pessoas a bordo, que teria caído e começou um princípio de incêndio. As vítimas estavam presas dentro da aeronave, onde foi acionado o Corpo de Bombeiros do aeroporto, que se deslocaram ao local da ocorrência e já lançaram a espuma de sabão, o fogo foi controlado e as vítimas foram removidas da aeronave e colocadas do lado de fora. As vitimas de maior gravidade foram encaminhadas para um local, já preparado para receber as vítimas mais graves, que foram atendidas pela equipe de resgate, juntamente com um médico. As vítimas de maior gravidade foram encaminhadas até o PSHR.
José Ronaldo/O Diário