Capa / Cidades / Curso de reaproveitamento de pneus é realizado em Paranaíta

Curso de reaproveitamento de pneus é realizado em Paranaíta

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) realizou entre os dias 20 a 24 de outubro, o curso de reaproveitamento de pneus, no Parque de Exposição Mauro Zanette em Paranaíta. O objetivo é promover a conscientização ecológica, utilizando como ferramenta o ecodesing para a criação de produtos a partir de pneus usados. Outra meta é combater a proliferação do mosquito da dengue, através da reutilização desse material.

A atividade integra o Programa de Controle e Prevenção de Doenças e o Programa de Educação Ambiental da Hidrelétrica Teles Pires, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Paranaíta através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Participam do curso professores, diretores da rede pública e profissionais da Prefeitura de Paranaíta.  A carga horária é de 6 horas diárias com aulas práticas onde serão ensinadas técnicas de corte, tipos de pneus, manuseios das ferramentas, armazenamento do material cortado e o uso de equipamentos de segurança (luvas, óculos de proteção).

Segundo o consultor e designer de produtos, Daniel Beato, a ideia é mostrar que muitos produtos manufaturados podem ter um destino diferente, neste caso, os pneus usados são materiais de fácil acesso e muito resistentes. “Nós selecionamos os pneus que estão em melhores condições de uso, para não causar ferimentos a ninguém e extraímos o máximo possível para desenvolver mobiliários, cadeiras, mesas, material de escritório, porta canetas, porta revistas e paisagismo. Ensinamos o aluno a processar os materiais e a fazer de maneira correta, para que o produto não se torne um problema depois”, comenta Beato.

Para a diretora da escola Tancredo de Almeida Neves, Elizete Pimenta, esse curso vem de encontro com projetos que são desenvolvidos com alunos do Assentamento São Pedro, tendo como objetivo o fortalecimento do grupo participante do projeto Com Vida. “Estamos aqui para adquirir conhecimento e técnica na reutilização de pneus e transmitir aos nossos alunos que irão trabalhar em um projeto piloto, que é a construção de um curral com pneus usados”, enfatiza Elizete.

Segundo a coordenadora de projetos sociais da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Marcileny Miranda, as pessoas ainda descartam materiais no lixo que poderiam ser reaproveitadas para outros fins. “Precisamos buscar novos conhecimentos que contribuam com desenvolvimento sustentável de nosso planeta”, destaca Miranda.

Ao final do curso será realizada uma exposição na sede da Prefeitura de Paranaíta com os produtos produzidos pelos participantes para que a população conheça o trabalho que pode ser desenvolvido com o reaproveitamento de pneus.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top