Capa / Cidades / Beneficiários do Bolsa Família que não fizerem o cadastro podem perder benefício

Beneficiários do Bolsa Família que não fizerem o cadastro podem perder benefício

Mais de 3.880 famílias que são cadastradas no Bolsa Família do Governo Federal em Alta Floresta correm o risco de ter o benefício suspenso. As famílias têm do 28 de outubro até 24 de novembro para regularizarem as suas situações. A atualização é uma determinação do Governo Federal e os beneficiários que não cumprirem a exigência terão o auxílio bloqueado.

O secretário de Saúde Manoel João convocou a imprensa nessa manhã de quinta-feira para falar sobre o assunto, “Está sendo solicitado que seja feito esse acompanhamento nos PSFs, por que tem que estar toda a documentação em dia, para evitar que tenha algum corte”, disse o secretário.

Manoel João explicou o que é analisado no acompanhamento, “seria o peso, a vacinação em dia, a altura, ver se a mãe fez o pré-natal, tudo isso tem que estar certinho, para poder estar tudo regularizado e para aqueles que não têm ainda o cadastro é para procurar o CRAS no Bom Pastor ou na D-5, lembrando que tem que levar os documentos pessoais, cartão SUS e o cartão bolsa família”, explicou o Secretário.

A maioria das pessoas que recebem o benefício deixam de fazer o acompanhamento e estes podem vir a perder o beneficio se não vier fazer a atualização. O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. Todos os meses, o governo federal deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O saque é feito com cartão magnético, emitido preferencialmente em nome da mulher. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Há benefícios específicos para famílias com crianças, jovens até 17 anos, gestantes e mães que amamentam. A seleção das famílias para o Bolsa Família é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento de coleta e gestão de dados que tem como objetivo identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil.

José Ronaldo/O Diário

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top