Chegou ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Teles Pires, no dia 07 de agosto, o segundo rotor da turbina que irá compor o sistema de geração de energia elétrica. O transporte da peça fabricada em Taubaté (SP) pela empresa Alstom teve início no dia 14 de março e envolveu transporte terrestre, marítimo e fluvial.
O transporte do rotor, peça responsável por transformar energia hidráulica em mecânica, foi realizado em 147 dias. A última etapa do percurso aconteceu por terra, com início em 16 de junho, quando a peça saiu de Cáceres com destino a UHE Teles Pires.
Os rotores da turbina chegarão ao canteiro de obras em intervalos de dois meses. A Usina Hidrelétrica Teles Pires terá cinco unidades geradoras em operação totalizando 1.820 megawatts de capacidade instalada, o suficiente para abastecer mais de cinco milhões de pessoas.
Segundo informações da Alstom, o terceiro rotor saiu de Taubaté (SP) no dia 15 de maio e já passou por Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e segue viagem para Cáceres, no Mato Grosso, com previsão de chegada para o final do mês de agosto. O quarto rotor da turbina já segue rumo ao Porto de Santos.