Capa / Cidades / Ações educativas esclarecem para a população sobre assuntos relacionados a saúde

Ações educativas esclarecem para a população sobre assuntos relacionados a saúde

A ação é realizada com moradores dos municípios da área de abrangência da UHE Teles Pires

O Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Teles Pires promove, entre os meses de junho e julho, campanha educativa com o tema “Os serviços de Saúde e a Função do Agente Comunitário de Saúde (ACS)”. O principal objetivo da ação é esclarecer a população sobre a estrutura dos serviços públicos de saúde, a importância dos agentes comunitários de saúde e a prevenção de algumas doenças. A ação acontece nos municípios de Paranaíta e Alta Floresta, pertencentes ao estado de Mato Grosso, e Jacareacanga, no Pará.

Além das atividades com a comunidade, cartilhas informativas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Postos de Saúde da Família (PSF) e nas bibliotecas das escolas estaduais e municipais que participam das ações do PEA.

Outra forma de conscientização é a veiculação nas emissoras Gazeta FM e Paranaíta FM por meio de spots de rádio. Os ouvintes ficam informados sobre os serviços públicos de saúde, função do ACS e dicas para evitar doenças como a leishmaniose, malária, tuberculose, dengue, hanseníase, diabetes e hipertensão.

Segundo a geógrafa da Walm Ambiental e Tecnologia, Márcia Nunes, após a realização destas ações, ainda no segundo semestre deste ano, será realizado o Seminário “Saúde e Meio Ambiente”, com os moradores do Assentamento São Pedro em Paranaíta.

Agente Comunitário de Saúde – De acordo com Márcia Nunes, atualmente são mais 200 mil Agentes Comunitários de Saúde, em todo Brasil. Este profissional geralmente é um morador do bairro onde a ação é realizada e recebe toda capacitação necessária na área da saúde.

Os agentes também contam com o apoio de enfermeiros e médicos de Unidades de Saúde. Para que a população possa ter acesso ao atendimento do agente de saúde é necessário entrar em contato com os Postos de Saúde da Família para fazer o agendamento.

A campanha será realizada com apoio das Secretarias de Saúde de Paranaíta e Alta Floresta – MT, e interface com o Programa de Controle e Prevenção de Doenças da CHTP.

Fonte: Assessoria

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top