Capa / Cidades / Missionários de Londrina-PR realizam missão religiosa em Paranaíta

Missionários de Londrina-PR realizam missão religiosa em Paranaíta

62 missionários da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Londrina-PR, participaram do “Missões populares 2014” em Paranaíta entre os dias 05 de 12 de julho. “A missão vem ao encontro da encíclica do Papa que é ir até as pessoas, é sair da igreja e ir ao encontro das famílias, então esse é o objetivo da missão, ir ao encontro das pessoas para levar o Evangelho, levar a palavra de Deus”, disse Civaldo Agnelo dos Santos, coordenador da Pastoral de vídeo. As missões são lideradas pelo padre Romão Martins, de Londrina.

A distância entre Paranaíta, extremo norte de Mato Grosso e Londrina, PR, mais de 2.100 km, foi um dos pontos levados em consideração pelos missionários, que seguiram ainda uma sugestão dada pelo Bispo Diocesano Dom Gentil de Lazari.

As emoções começaram logo na chegada, dia 6 de julho, ao serem recebidos em uma grande carreata na entrada da cidade e que ganhou as ruas de Paranaíta até o Centro Paroquial onde um grupo local, liderados pelo padre pároco de Paranaíta, Padre João Ferreira e pela funcionária pública Tania Zanete, que ajudou a organizar a Missão em Paranaíta, os esperava. “Ela organizou toda as missões na questão regional”, disse o missionário Civaldo explicando que foram criados grupos de apoio não apenas na cidade como nas comunidades rurais.

Depois da recepção, foram dias de trabalho intenso e de muito aprendizado, tanto para quem recebia os missionários, como para os próprios integrantes das missões populares. Os missionários foram divididos em grupos que trabalharam com Jovens, casais e com idosos, com visitação nas residências, onde o objetivo era ouvir os paranaitenses, seus anseios e suas necessidades. As respostas, segundo o que disse o missionário, estavam todas na Bíblia Sagrada. Mas, durante a semana que o grupo passou em Paranaíta, os missionários não se ativeram apenas à evangelização propriamente dita, também atuaram, inclusive com atendimento médico e outros que achavam necessário. “Entre estes 62 missionários tinha médico, dentista, administradores, professores/doutores”, revelou, todos com interesse em contribuir inclusive com suas experiências profissionais para o sucesso das Missões Populares.

No total, das 42 comunidades católicas de Paranaíta, foram feitas 2.500 visitas às casas e celebradas em média 10 missas dirigidas pelo padre Romão Martins. Em cada comunidade eram entregues bíblias aos moradores locais e cartilhas que ensinavam cuidados básicos que todos podem ter no dia a dia.

Um dos momentos que marcou as Missões, segundo testemunho de Civaldo Agnelo, foi no dia da abertura da 21ª Expopar, quando os missionários foram convidados a entrar na arena de rodeios para a benção dos peões e o padre Romão proferiu uma benção à todas as pessoas presentes, cuja temática foi justamente o ecumenismo e o respeito ás religiões. Após o encerramento da benção, a cantora juvenil altaflorestense Amanda Dal’acqua entrou na arena vestindo um manto de Nossa Senhora Aparecida cantando uma música de rodeio que invocava o poder de intercessão de Nossa Senhora para abençoar os peões de rodeio. “Oh Mae de Deus, cuida dos seus, deste lugar”, dizia o trecho da música que encerra com um pedido: “Estou aqui em nome de Nossa Senhora”. “Foi um momento muito especial, os missionários se sentiram com mais gás, com mais força inclusive a partir daquele momento, porque a gente estava na metade da missão, então a Amanda, ela deu esta contribuição”, testemunhou o missionário.

“Eu vi nas comunidades o evangelho vivo, Jesus, quando morreu e depois ressuscitou e enviou o Espírito Santo, nasceu então as primeiras comunidades, onde todo mundo plantava, colhia e colocava num único celeiro e todos iam buscar e dividam conforme as necessidades, e isso eu vi aí nos assentamentos, um exemplo, eles matam uma novilha e dividem entre as famílias a cada dois três meses, e isso se repete em um ciclo, isso desde o começo do assentamento, o que é isso? É o evangelho vivo!”, disse, afirmando que ficou impressionado com a forma que as pessoas recebiam bem os missionários.

Fonte: Assessoria

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top