O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou a convocação de 53 aprovados no último concurso público da Assembleia Legislativa (ALMT) para que sejam nomeados nos cargos para os quais concorreram. A lista de nomes saiu na edição referente ao último dia 18, disponibilizada no site da Imprensa Oficial de Mato Grosso (Iomat) somente nesta segunda-feira (23). Esta é a primeira leva de convocações do concurso público da ALMT.
Os atos de convocação não abrangem todos os aprovados e ocorre após sucessivos prazos descumpridos por parte da Mesa Diretora da ALMT. O presidente da Casa, deputado estadual Romoaldo Júnior (PMDB), não foi encontrado para comentar as convocações.
Confira a lista de convocação no site da Iomat
O concurso público da ALMT ofereceu 430 vagas para exercício profissional no Poder Legislativo, sendo 168 para preenchimento imediato. A data estabelecida no edital do concurso para nomeação dos aprovados foi descumprida e, depois dela, a Mesa Diretora chegou a se comprometer com três datas diferentes.
O descumprimento das datas por parte da ALMT chegou a ser alvo de protestos mais de uma vez por parte dos aprovados no concurso. A última promessa foi para a última sexta-feira (20), que também foi descumprida. Entretanto, a Mesa Diretora publicou as convocações para nomeação numa edição do Diário Oficial referente a uma data retroativa, dia 18. Na edição, a Mesa Diretora convoca, em sua maioria, aprovados para cargos da área de comunicação.
São 46 convocados para preencher as vagas de trabalho no setor de assessoria de comunicação da ALMT e para a TV Assembleia (TV AL), nos cargos de repórter fotográfico, editor de imagem, produtor programador, auxiliar de repórter cinematográfico, editor pós-produção, auxiliar técnico, repórter cinematográfico, operador de áudio, operador de som, repórter apresentador, pauteiro, editor de texto e jornalista.
As demais sete convocações foram para as vagas de analista de sistemas, contador e procurador legislativo de 3ª classe. Os atos de convocação podem ser visualizados acessando a edição do dia 18 de junho de 2014 no site da Iomat.
De acordo com o contador Newton Evangelista, um dos aprovados, após tantas demonstrações de falta de compromisso da Mesa Diretora para com o concurso público, os atos de convocação soam um tanto quanto “ridículos” e são motivo de decepção, uma vez que não abrangem todos os cargos (a Mesa Diretora teria se comprometido a publicar nomeação de pelo menos dois aprovados por cargo) – limitando-se a preencher as vagas do setor de comunicação.
Evangelista criticou a postura da presidência da ALMT de sempre se sair “com uma desculpa diferente” para justificar o descumprimento do edital do concurso e dos prazos anunciados pela própria Mesa Diretora para nomeações.
Além disso, Evangelista disse estranhar o procedimento da Mesa Diretora, que publicou, no lugar das nomeações propriamente ditas, apenas convocações para que os aprovados apresentem seus documentos e realizem os exames necessários. Segundo o contador, o procedimento correto deveria ser a nomeação em primeiro lugar e, depois, a apresentação de documentos e outros.
Ele adiantou que, junto ao grupo de aprovados, deverá manter a cobrança sobre a Mesa Diretora quanto às nomeações para os demais 115 cargos de preenchimento imediato. O G1 tentou contato com o presidente da ALMT, deputado Romoaldo Júnior, mas ele não atendeu aos telefonemas da reportagem.
Fonte: G1