Capa / Em Destaque / Alunos da rede pública participam de palestra sobre direitos do cidadão

Alunos da rede pública participam de palestra sobre direitos do cidadão

palestra chtpCerca de 100 estudantes do ensino médio participaram da palestra Direitos e Deveres do Cidadão promovida pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires e pela Walm Engenharia Ambiental. O evento aconteceu no parque de exposições de Alta Floresta no dia 29 de maio e contou com a participação de alunos das escolas estaduais Jaime Veríssimo de Campos Junior e Vitória Furlani da Riva. A palestra faz parte da programação técnica da 28ª Exposição e Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Alta Floresta (Expoalta).

De acordo com a coordenadora de Projetos Sociais da Companhia Hidrelétrica, Marcileny Miranda, a ação teve o objetivo de informar e estimular os estudantes a procurar seus direitos e a exercer a cidadania. “Muitas pessoas não conhecem os direitos e as obrigações que possuem. É importante que compartilhem o conhecimento adquirido com a família e amigos para multiplicar o exercício da cidadania”, destacou Marcileny.

Durante a palestra, a geógrafa da Walm Engenharia, Márcia Nunes, explicou que ser cidadão é exercer os direitos e deveres sociais, civis e políticos estabelecidos na Constituição Federal de 1988. “A palestra foi positiva, sentimos que vão refletir, enquanto jovens, sobre o que fazer para melhorar a situação de vida deles, reivindicando os direitos e cumprindo com seus deveres”, pontuou.

Os alunos também tiraram dúvidas e aprenderam um pouco mais sobre as leis relacionadas aos direitos do consumidor, da criança e adolescente, do idoso, da saúde e da preservação ambiental.

Após a palestra, a estudante Verônica Vieira disse que conhecia os seus direitos, mas não sabia como colocá-los em prática. “Agora sei como reivindicá-los quando acontecer alguma coisa errada, onde eu posso denunciar e reclamar”, relatou.

A aluna Joice Silva, de 15 anos, destacou que considera importante as formas de organização social apresentadas. “Gostei de ver que para buscar nossos direitos não é necessário quebrar o patrimônio público ou fazer vandalismo, podemos fazer de forma pacífica e educada porque, a partir do momento que saímos quebrando tudo, perdemos nossa razão e nos transformamos na parte errada”, destacou a estudante do 2º ano do ensino médio.

Membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ Seção Alta Floresta) e do Instituto  Floresta também participaram da palestra para responder os questionamentos dos alunos.

Adriana Hartwig

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top