Capa / Cidades / Ibama flagra desmate ilegal com uso de correntão no MT e apreende cinco tratores

Ibama flagra desmate ilegal com uso de correntão no MT e apreende cinco tratores

IbamaDentro da Operação Onda Verde, cujo objetivo é combater o desmatamento ilegal na Amazônia. O Ibama flagrou desmate irregular com uso de correntão. A ação ocorreu no final de semana (17 e 18/05) em Feliz Natal, região norte do Mato Grosso, 583 km da capital Cuiabá. Foram apreendidos cinco tratores e uma caminhoneta que carregava o combustível.
Os operadores das máquinas disseram que sabiam que estavam agindo fora da lei, mas que cumpriam ordens. Eles usavam o correntão, prática que consiste em um trator (preferencialmente de esteira, devido à grande força) em cada extremidade de uma corrente, cujos elos chegam a pesar 30 quilos cada um, e vão puxando sobre as árvores para fazer a limpeza da área.
A fazenda vinha sendo monitorada pelo Ibama por meio de imagens de satélite. A ação rápida, que contou com uso de helicóptero, evitou a derrubada de árvores em mais de 2.000 hectares, destes, torno de 450 foram abatidos. Segundo Waldivino Gomes, gerente executivo do Ibama em Sinop/MT, rapidez e agilidade são armas fundamentais no combate ao desmatamento ilegal. “O uso das aeronaves, veículos adaptados e imagens de satélite proporcionam precisão e agilidade para darmos o flagrante, apreendermos equipamentos e enquadrarmos na lei os culpados.” Toda a área desmatada será embargada.
O proprietário da área será autuado e deverá pagar multa que passa dos R$ 2,4 milhões.

Badaró Ferrari
Ascom/Ibama

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top