Capa / Cidades / Justiça manda empresa retomar coleta de lixo em Sinop

Justiça manda empresa retomar coleta de lixo em Sinop

SinopO juiz plantonista Mirko Vincenzo Giannotte, da Comarca de Sinop, concedeu uma liminar mandando retomar imediatamente a coleta de lixo que havia sido suspensa no município, após a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ter embargado a empresa que prestava o serviço de coleta em Sinop, alegando que a mesma não possui licença para a atividade.
Diante dos embargos de infração ambiental da Sema, a empresa licitada teve que suspender toda a coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, empresariais, entre outros.
O município ingressou com uma Ação Ordinária de Obrigação de Fazer contra o Estado de Mato Grosso, alegando que “com o embargo do serviço prestado pela única empresa devidamente licitada e atuante no ramo do recolhimento, transporte e despejo dos resíduos sólidos, toda a cidade está sendo prejudicada”. Por esta razão o município requereu liminarmente o desembargo das atividades interditadas.
Em seu despacho o magistrado destacou que entre o meio ambiente local que está sendo prejudicado e toda a população sinopense, “hei por bem em optar por esta última, eis que é melhor ter ‘um lixão próximo a cidade’, por enquanto e não se olvidando que trata-se de um problema vivenciado há décadas nesta urbe, do que ter ‘a cidade em meio a um lixão”.
O juiz, porém, frisa que a decisão de conceder a liminar não tira da empresa a obrigação de se adequar, “no entanto o poder de Polícia, deve ser exercido com bom senso e preparo, conferindo à mesma prazo razoável para que se adéque às determinações legais sem que com isso se sacrifique a população, o qual fixo em 180 dias, diante da complexidade da matéria, para que sejam adotadas as medidas necessárias ao cumprimento da legislação ambiental, sob pena de vir a sofrer as conseqüências dos seus atos”.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top