Capa / Cidades / Para pagar retroativo Prefeito de Carlinda decide fechar duas escolas

Para pagar retroativo Prefeito de Carlinda decide fechar duas escolas

CarlindaA situação é grave e delicada, a 21 km do município de Carlinda. Os moradores da comunidade Boa Sorte correm o risco de ter escola Monteiro Lobato desativada em breve. O que se passa segundo nos passou a diretora da instituição é que o prefeito tomou essa decisão para promover um corte de despesas e pagar o reajuste salarial retroativo.
A divida hoje passa dos 250 mil reais, esse reajuste foi concedido ainda na gestão do ex-prefeito Orodovaldo Miranda. De lá pra cá a situação se arrastou e o aumento nunca foi pago, agora a categoria exige essa reposição salarial inclusive com correção monetária. O prefeito, segundo a diretora, alega que o dinheiro do fundeb não é suficiente para manter essa escola funcionando e ao mesmo tempo pagar essa divida, para isso seria necessário essa medida enérgica no intuito de promover um corte de gastos e fechar as contas.
A escola tem hoje 98 alunos que deverão ser realocados para outras unidades educacionais do município. A escola padre Geraldo passa pelo mesmo problema e deve ter suas portas fechadas. O problema é que a prefeitura não abriu negociação com os profissionais da educação, nem com os moradores. “o secretario de educação só convocou uma reunião comigo, a diretora e o tesoureiro do conselho deliberativo e disse que o prefeito decidiu fechar essa escola porque o numero de alunos aqui é baixo pra mantê-la funcionando e que ele precisa tirar de algum lugar pra pagar essa divida com os professores” explicou a presidente do conselho deliberativo.
O jornalismo da Rede Floresta participou da reunião entre os moradores da região e alguns representantes da classe politica, entre os quais estava a vereadora Eliane que é esposa do secretario de educação Damião de Souza. Ela mesma se posiciona contraria a decisão do prefeito. Além dela o vereador Claudinho e o Vereador Nelo participaram e criticaram muito a atitude do chefe do executivo o prefeito Geraldo Ribeiro. “é um absurdo o que esse homem está fazendo, Carlinda está pedindo socorro! Não tem remédio no hospital, os postos de saúde estão as traças, estradas intransitáveis, a cidade tomada pelos buracos e agora mais essa de fechar escola pra cortar gastos? Não consigo acreditar que estamos passando por isso” desabafou o vereador Claudinho.
Uma nova reunião foi marcada para quarta feira para definir o assunto, ate lá a comunidade vive esse impasse que gera uma grande insatisfação. O que chama atenção é que o prefeito alega que a comunidade não tem crianças o suficiente para se manter uma escola, porem no prédio ao lado enquanto a escola é corroída pela ação do tempo e do abandono um posto de saúde de 165 metros quadrados esta em fase de construção. Como assim? Se não há alunos suficientes para manter a escola tem pessoas suficientes para usar esse posto de saúde?

Por: Mauro Fonseca / Florestanet

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top