Capa / Estaduais / DSEI Kayapó recebe equipamentos e veículos da Hidrelétrica Teles Pires

DSEI Kayapó recebe equipamentos e veículos da Hidrelétrica Teles Pires

SONY DSCA Companhia Hidrelétrica Teles Pires realizou nesta terça-feira, 17 de dezembro, a entrega de materiais, equipamentos, insumos e veículos para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó. A ação, parte do Plano Básico Ambiental Indígena da UHE Teles Pires, é uma forma de promover a saúde e o bem-estar em aldeias indígenas nos estados do Mato Grosso e Pará.
O evento aconteceu na sede da Companhia, em Paranaíta, e teve a participação de colaboradores e prestadores de serviço da UHE Teles Pires, do coordenador da DSEI Kayapó, Laurentino Dias Moura, e do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), KanioTapirapé.
De acordo com Laurentino, a iniciativa da Companhia Hidrelétrica Teles Pires trouxe grande satisfação porque vai promover qualidade de vida para os indígenas. “Nossa maior deficiência é de veículos, temos que atender uma região de aproximadamente nove milhões e quinhentos e doze mil hectares. Esses veículos vão facilitar nosso trabalho junto às aldeias”, ressaltou o coordenador.
Esta iniciativa do empreendedor, por meio do Plano de Ação e Controle da Malária Indígena – PACM I, beneficiará mais de 5 mil indígenas que vivem nas aldeias com a melhoria da atenção básica de saúde. Segundo o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), KanioTapirapé, a doação de materiais será muito importante para atender as demandas das aldeias. “Os indígenas irão receber isso com muita alegria. Nas aldeias, precisamos muito de barcos e motores. Isso soma aos nossos trabalhos. Essa parceria é de grande valia”, destacou o presidente.
O gerente de Socioeconomia da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Alysson Miranda, ressaltou que mais umdesafio da empresa foi cumprido em 2013, após a assinatura do acordo de cooperação firmado junto ao Ministério da Saúde, através da Secretaria de Saúde Indígena – SESAI. “O importante é vermos que este benefício atenderá à saúde da população indígena. O nosso esforço e compromisso é para proporcionar melhorias para os povos indígenas das aldeias”, explicou.
O Acordo de Cooperação Técnico-Financeira foi emitido pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 09 de dezembro, e assinado pela Diretoria da CHTP. Este documento prevê as ações de saúde do Plano Básico Ambiental Indígena da UHE Teles Pires e o Subsistema de Atenção de Saúde Indígena do Sistema Único de Saúde – SASISUS.
Durante a cerimônia de entrega, o gerente Alysson Miranda passou as chaves da pick-up cabine dupla e do caminhão 3/4 com carroceria de madeira para Laurentino e Kanio. Outros benefícios entregues foram seis barcos de alumínio soldado, um motor de polpa de 40 HP, um motor de polpa de 25 HP, três microscópios para diagnósticos, um microscópio para entomologia, um microscópiolupa, três baterias, quatro sistemas de energia solar 85W – com bateria de 100A, controladores de carga, inversores e módulos solares, duas bombas fog, um microcomputador e dois aparelhos de GPS. O valor total investido pelo empreendedor foi de R$ 319 mil.

Assessoria CHTP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top