Capa / Cidades / Ação de conscientização no trânsito de Alta Floresta é intensificada

Ação de conscientização no trânsito de Alta Floresta é intensificada

matéria TRANSITOCom as festividades do final de ano se aproximando, o trânsito fica cada vez mais intenso, devido ao número de  pessoas vindas de outras localidades, seja para visitar familiares ou conhecer o potencial de Alta Floresta, situação que acaba aumentando o fluxo de veículos circulando nas ruas.
Com o objetivo de diminuir e evitar acidentes de trânsito, a secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança de Alta Floresta intensificou as ações de conscientização aos condutores de veículos automotores.
No mês de novembro os Agentes de Trânsito estiveram em diversos pontos estratégicos da cidade distribuindo panfletos, folders e uma cartilha da campanha Natal Com Trânsito Seguro com o tema “o trânsito só muda se você mudar”, levando orientações no objetivo de fazer com que os motoristas irregulares com a documentação pessoal e dos veículos procurassem se enquadrar dentro da lei, e também sobre a utilização do sistema de segurança, como por exemplo, cinto de segurança, viseira de capacete fechada, não falar ao telefone enquanto dirige, não andar de chinelo pilotando motos, utilizar cinto de segurança, entre outros.
No mês de dezembro o trabalho continua não só com orientações, mas também apreendendo veículos.  “A gente estará trazendo os veículos para o pátio da secretaria e os condutores/infratores terão que participar de uma palestra de no mínimo 2 horas sobre trânsito”, esclarece o secretário Aleir Rosa Nazário.
O número de acidentes é considerado grande levando em consideração o número de veículos e a população existente no município. Nos últimos 30 dias houve uma redução nesses números e todo este trabalho que está sendo desenvolvido em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Comissão do Trânsito e Secretaria de Saúde, é para manter o índice de acidentes em baixa. “Estamos fazendo vários trabalhos com as entidades de prevenção de acidentes, é através disso que estamos tentando manter esta diminuição” disse Aleir, referindo-se aos atendimentos hospitalares.
De acordo com os levantamentos, entre agosto e outubro, foram atendidos no Hospital Regional Albert Sabin 158 pessoas vítimas de acidente no trânsito, no período 6 de outubro a 21 de novembro foram somente 78, ou seja, o trabalho desenvolvido pela secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança em conjunto com as entidades tem surtido bastante efeito.
Para o secretário Aleir Nazário, os acidentes que acontecem nas faixas de segurança são por falta de atenção, seja do motorista ou do próprio pedestre. Ele ressalta que ambos têm direitos e deveres que deve ser respeitado. “O condutor de veículos automotores recebem as orientações no curso para adquirir a licença para dirigir, já os pedestres recebem orientações básicas de segurança na escola”, disse.
Desde o início do ano, a prefeitura de Alta Floresta por meio da secretaria de Trânsito e Segurança tem feito palestras nas instituições de ensino públicas e particulares, e também nas empresas, com o propósito de diminuir ou evitar acidentes e infrações no trânsito. “Estamos fazendo um trabalho de palestras nas escolas estaduais municipais e particulares, para dar uma educação sobre o trânsito porque a faixa de pedestre a pessoa tem que chegar e dar sinal na faixa que vai passar e as pessoas não prestam a atenção e às vezes pega um motorista despercebido acaba acontecendo acidente”, pontua Aleir Nazário, afirmando que o planejamento do Poder Público é melhorar a sinalização a partir do próximo ano e implantar mais semáforos, além de pardais e lombadas eletrônicas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top