Capa / Agropecuária / Pecuaristas têm até terça (10) para comunicar vacinação contra Febre Aftosa

Pecuaristas têm até terça (10) para comunicar vacinação contra Febre Aftosa

matéria sobre a vacinaO prazo para a vacinação contra a febre aftosa em bubalinos e bovinos terminou no último sábado, 30. Os pecuaristas precisarão correr contra o tempo para fazer a comunicação da vacina junto ao Indea. O prazo se encerrá na terça-feira, 10 de dezembro.
“É importanteque todo o produtor faça a comunicação da vacina, porque  se ele não fizer isso, perder o prazo, ele vai ter problema, não vai conseguir comercializar  seus animais e ainda terá sua propriedade bloqueada por um período”, explica Luiz Kume, gerente do escritório regional do Indea em Alta Floresta.
A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. O criador que não vacinar ou não comunicar a vacinação ao órgão oficial de defesa agropecuária sofrerá várias penalidades.
O estado de Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do País, e é considerado o maior exportador de carne para o exterior. Isso consequentemente faz com que o Estado tenha importância ainda maior na balança comercial do País. “Tudo isso se deve ao selo que o Estado mantêm de livre da febre a aftosa, por isso, precisamos estar atentos com a vacinação e também com a comunicação”, finaliza Kume.
Também está em andamento a vacinação contra a brucelose. O criador deve vacinar todas as bezerraa com idade entre 03 a 08 meses de idade, declaradas nesta etapa da aftosa, até o fim do ano.

Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top