Capa / Cidades / Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é lembrado com ação em AF

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é lembrado com ação em AF

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é lembrado com ação em AF (2)No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta segunda-feira (25), o banco de sangue de Alta Floresta deu início em mais uma campanha visando aumentar o estoque de sangue no hemocentro. O objetivo desta ação que acontece simultaneamente em várias cidades do Brasil é não deixar faltar sangue nesta reta final de ano, período de muitas festas, que acaba aumentando a demanda.
Segundo a coordenadorae bioquímica do Banco de Sangue, Aline TizzoMaltezo,durante toda a semana, a unidade estará de portas abertas para receber os doares. O atendimento será das 7h às 11h, e das 13h às 17h, até sexta-feira, 29 de novembro. Ela disse que o momento não é considerando bom, pois o Banco de Sangue está passando por um período conturbado com relação ao estoque de sangue. Aline acredita, no entanto, que através desta campanha em andamento o estoque de sangue possa aumentar. “Percebemos que já houve um aumento do fluxo. Temos que lembrar das festividades do final de ano e esta programação tem o objetivo de nos preparar para o fim de 2013. Hoje os doadores compareceram e a gente pede que este número aumente cada vez mais”, disse.
De acordo com Aline TizzoMaltezo com a aproximação do final de ano, o uso de bolsas de sangue aumentou, porque há muitas pessoas de fora chegando para visitar familiares. Outro fato que também faz com que seja ainda maior o uso de bolsa de sangue é os acidentes. “Isto tem aumentado o fluxo de pessoas que precisam do Banco de Sangue”, informa a coordenadora.
Para ser doador voluntário de sangue é necessário ter 16 anos (com autorização dos pais) e até 69 anos; o peso deve ser superior a 50 quilos para homens e 53 para mulheres; não ingerir bebidas alcoólicas nas 24h anteriores da doação; estar bem alimentado, porém deverão ser evitados no dia anterior e no dia da doação alimentos gordurosos como leite e seus derivados; dormir no mínimo seis horas na noite que antecede a doação; estar com RG e CPF em mãos.

Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top