A manifestação de solidariedade reuniu centenas de pessoas de vários segmentos da sociedade altaflorestense na manhã deste domingo, 24, na Caminhada Passos que Salvam. O evento que teve como principal objetivo despertar a população para o diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil, também atingiu a expectativa dos organizadores.
A Caminhada Passos que Salvam, promovida em 70 cidades de 5 estados, também visa divulgar a todos quais são os sinais e sintomas da do câncer, já que eles são facilmente confundidos com os de outras enfermidades menos grave. Alta Floresta é a única cidade no estado de Mato Grosso a participar deste evento, que durante o trajeto contou com o apoio da Polícia Militar e Agente de Trânsito.
Antes de dar início à caminhada, os participantes fizeram exercícios de alongamento e aquecimento. A procissão partiu da avenida Ariosto da Riva, em frente a Praça da Cultura, seguiu até as proximidades do Terminal Rodoviário, onde retornou pela avenida Ludovico da Riva, e terminou cerca de 1 hora depois com exercícios em frente ao Avião da Praça da Cultura, onde a foto oficial do evento foi tirada.
Os participantes usaram uma camiseta amarela, boné branco, e riscos amarelos nos rostos, animados e empenhados na causa, todos demostraram alegria em fazer parte deste projeto desenvolvido através de uma iniciativa do Hospital do Câncer de Barretos.
Alex Cordeiro