Capa / Cidades / Órgãos públicos retornam hoje ao atendimento

Órgãos públicos retornam hoje ao atendimento

Órgãos públicos retornam as atividades nesta segundaNa última sexta-feira, 15 de novembro, comemorou-se em todo o país a Proclamação da República – um levante político-militar ocorrido em 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República do Brasil. Desta forma, em virtude do feriado, órgãos públicos municipais, estaduais e instituições privadas entraram de recesso na quinta-feira, 14, retornando somente as atividades nesta segunda-feira, 18 de novembro.
A Prefeitura Municipal, assim como todas as secretarias e autarquias, e a Câmara Municipal também estiveram em recesso. Continuaram em funcionamento apenas os serviços essenciais como saúde, infraestrutura e saneamento, sendo mantidas equipes de plantão para os possíveisatendimentos. Mas além do feriado referente a Proclamação da República, na próxima quarta-feira, 20, é comemorado em todo o Brasil, em especial no Estado de Mato Grosso, através da Lei Estadual nº 7879, de 27 de dezembro de 2002, o Dia da Consciência Negra. O dia 20 de novembro é uma data destinada às mobilizações em torno da Consciência Negra. Data escolhida para homenagear o herói negro Zumbi, que morreu no ano de 1695, um dos grandes líderes do Quilombo dos Palmares. Em Mato Grosso a data é comemorada com feriado.
OUTROS – Quanto ao atendimento bancário, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias que como na sexta-feira também não abrirão na quarta-feira, por conta dos feriados. Nos demais dias funcionarão normalmente. Já as contas de consumo (como água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos dias 15 e 20 de novembro poderão ser pagos no próximo dia útil sem incidência de multa. A Agência dos Correios também estará de recesso.

Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top