Capa / Em Destaque / Cuiabá recebe a primeira composição do VLT

Cuiabá recebe a primeira composição do VLT

Cuiabá recebe a primeira composição do VLTO primeiro vagão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegou em Cuiabá na manhã desta quarta-feira (6).

Segundo a Secretaria da Copa (Secopa), o primeiro VLT movido a energia elétrica da América Latina vai beneficiar mais de 1 milhão de pessoas, proporcionando maior fluidez ao trânsito da Capital mato-grossense, que será uma das 12 sedes da Copa do Mundo da Fifa de 2014.

A composição, contendo sete módulos, desembarcou no Porto de Santos (SP) no final da última semana, e percorreu mais de 1.600 km até chegar ao Porto Seco, localizado no Distrito Industrial de Cuiabá. No local acontece o desembaraço fiscal dos produtos importados.

Após a liberação aduaneira, os vagões irão para o Centro de Manutenção (CM), ao lado do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, onde serão submetidos aos primeiros testes locais.

O VLT passará por testes de comunicação, iluminação, passagem de energia, ar-condicionado, aceleração e frenagem. De acordo com a Secopa, todos esses testes foram realizados na Espanha, antes do embarque, mas precisam ser refeitos após a viagem, que durou aproximadamente 45 dias. Ao todo, 25 das 40 composições adquiridas estão prontas para transporte, na região do Porto de Bilbao, na Espanha.

Mais quatro carros do VLT deverão desembarcar no Brasil ainda na primeira quinzena de dezembro, obrigando o uso de, pelo menos, 12 carretas para fazer o transporte até à Capital. Cada composição tem capacidade para transportar até 400 passageiros (por veículo), sendo 72 sentados.

Entre os benefícios do novo modal está a oferta de um serviço de transporte público regular e de qualidade, confiável, confortável e seguro; redução da emissão de gases poluentes (pois é elétrico, com subestações próprias) e de ruídos; além de integrar o aeroporto à rede hoteleira e ao centro histórico de Cuiabá.

Fonte : midianews / Leialucas.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top