Capa / Cidades / Instituições se reúnem para apertar o cerco contra a violência no trânsito; veja fotos

Instituições se reúnem para apertar o cerco contra a violência no trânsito; veja fotos

matéria SOBRE O TRÂNSITOUm levantamento apresentado pela 7ª Companhia do Corpo de Bombeiros aponta que somente no período de janeiro a agosto de 2013, aconteceram 369 acidentes de trânsito em Alta Floresta.Estes acidentes envolveram motos, carros e também atropelamentos. O índice é altíssimoe comprova a violência e as irregularidades no trânsito altaflorestense aumentam a cada dia, pois na maioria dos casos, as pessoas envolvidas apresentam alguma situação irregular.
Preocupados com este alarmante número de acidentes em Alta Floresta que resultam em óbitos e invalidez que deixam sequelas para o resto da vida, os podres constituídos do município, estão se unindo com as entidades para buscar uma solução imediata para a problemática envolvendo principalmente o trânsito de Alta Floresta.
Com a finalidade de iniciar um trabalho de prevenção, conscientização e também de repressão, o Conselho Municipal de Saúde promoveu na manhã desta quarta-feira, 23, na sede do Sispumaf um encontro com autoridades ligadas ao trânsito e vários outros segmentos como Ministério Público, Promotoria de Justiça, CDL, Lions, Rotary Club, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, OAB, prefeito Asiel Bezerra, corpo médico do Hospital Regional, entre outros.
No encontro ficou definido que será desenvolvida a campanha “Salvando Vidas” sugerida pelo prefeito Dr. Asiel Bezerra e também será elaborado um plano municipal pela “Paz no Trânsito”. As ações já estão sendo desenvolvidas pelas entidades e serão colocadas em prática em um curto espaço de tempo não apenas com o objetivo de orientar, mas ações visando reprimir os responsáveis. Esta ação deverá atingir até mesmo aqueles pais que acabam liberando veículos ou motos para seus filhos menores de idade.  Até agora, a maioria dos envolvidos conseguiram “dar um jeitinho” dizendo que o filho “teria pegado” a chave escondido ou algo desta natureza, entretanto, esta força tarefa que passará a ser desenvolvida pelos poderes construídos de Alta Floresta deverá apontar uma punição aos responsáveis pelos menores que forem abordados no trânsito.
Conforme o médico Dr. Sérgio Dezanetti, representante do Conselho Municipal de Saúde,o número de acidente envolvendo motocicletas é grande e isto tem trazido uma preocupação enorme, já que as vítimas muitas vezes ficam inaptas ao mercado de trabalho devido às sequelas e traumas após o acidente. Ele disse que as instituições se reúnem para apertar o cerco contra a violência no trânsito e que através desta primeira reunião serão definidos parâmetros para achar uma maneira de diminuir o número de acidentes principalmente os que envolvem motocicletas, já que geralmente são acidentados politrauma-tizado, o que gera um custo muito elevado além de permanecerem por dias e até meses internados tomando lugares de outras pessoas que muitas das vezes necessitam fazer outro tipo de cirurgias. Dr. Sérgio Dezanetti enfatiza que o setor mais prejudicado é a ortopedia, pois antigamente era um dia de cirurgias ortopédicas, por outro lado hoje são quatro ou cinco dias e mesmo assim não é o suficiente para a demanda de pessoas que estão chegando com fraturas exposta. “Hoje foi o pontapé inicial para esta ação”, disse.
Representando o Poder Judiciário, a juíza de direito Dra. Janaina Rebucci Dezanetti frisou que esta iniciativa é importantíssima para encontrar alternativas, visando não somente a questão da educação e conscientização no trânsito, mas também uma atuação mais ostensiva da Polícia Militar e da Polícia Civil, a fim de punir os transgressores que dirigem sem habilitação ou documentação irregular.
O prefeito Dr. Asiel Bezerra afirmou que a prefeitura, através da secretaria de Trânsito Transporte e Segurança continuará agindo rigorosamente no sentido de coibir as irregularidades no trânsito em Alta Floresta. “Tivemos conhecimento que somente do dia 06 de agosto a 17 de outubro deste ano somente no Hospital Regional foram atendidos 190 prontuários de pessoas acidentadas, mas com certeza teve aqueles que foram para um hospital particular e até mesmo não procuram as unidades de saúde. Então é uma situação eu nos preocupa também”, completou o prefeito.
materia transito materia transito (1) materia transito (2) materia transito (3) materia transito (4) materia transito (5) materia transito (6) materia transito (7) materia transito (8)

Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top