Capa / Estaduais / Campanha da Companhia Hidrelétrica Teles Pires incentiva consumo de água tratada

Campanha da Companhia Hidrelétrica Teles Pires incentiva consumo de água tratada

1Em recente pesquisa feita pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires, entre os meses de dezembro de 2012 a maio de 2013,o número de doenças decorrentes do consumo de alimentos e água não tratada correspondem a 31,80% dos casos atendidos na rede pública de saúde de Paranaíta. Este é o maior índicede atendimento no município entre as doenças que constam na lista de notificação compulsória do Ministério da Saúde.
Para reduzir a proliferação destas doenças, em setembro, a Companhia Teles Pires iniciou,em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Paranaíta, a Campanha de Prevenção e Controle de Doenças de Veiculação Hídrica.Cerca de 7,5 mil frascos de hipoclorito de sódio (2,5%) devem ser distribuídos àpopulação até o final do mês de outubro. O produto é utilizado na purificação da água para consumo humano e desinfecção de frutas e verduras.
Agentes públicos de saúde percorrem as residências do município e distribuem panfletos com orientações sobre a utilização do produto, a importância de limpar caixas d’água e outros utensílios de armazenamento, higienização de frutas e verduras e os sintomas de doenças transmitidas pela água contaminada, como por exemplo, a desidratação e a incidência de vermes.
Segundo a enfermeira e analista socioambiental de saúde daGerênciade Socioeconomia,Pamella Quinteiro, cerca de 10% das residências em Paranaítaainda utilizam água de poço artesiano ou comum. A profissional explica que o consumo de água não tratada é um dos geradores de doenças infecciosas e parasitárias. “A campanha visa reduzir, principalmente, a diarreia entre crianças e idosos. Eles são a categoria mais vulnerávelàs infecções”, frisou a profissional.

Assessoria CHTP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top