Capa / Educação / Faiad afirma que proposta do Governo contempla reivindicações de professores

Faiad afirma que proposta do Governo contempla reivindicações de professores

matéria FAIADO secretário de administração do Estado, Francisco Anis Faiad, que esteve em Alta Floresta na quinta-feira, 03, afirmou que a greve dos professores da rede estadual de ensino de Mato Grosso já fugiu da questão da reinvindicação por melhores condições de trabalho.
Segundo ele, todas as ações pleiteadas pelos educadores, já foram contempladas nas propostas apresentadas pelo Governo do Estado. Faiad citou que Mato Grosso paga o quarto melhor salário a nível de Brasil para professores, melhor que o piso nacional. “O Estado paga 30 horas semanais, sendo 20 em sala de aula e 10 horas para preparação de aula, e o piso é fixado para 40 horas. Só neste quesito já existem uma boa elevação de melhorias”, disse, pontuando que outros Estados, não conseguem pagar o piso fixado nacionalmente.
Francisco Faiad lembrou que nos últimos 10 anos, os professores de Mato Grosso tiveram um reajuste de ganho real acima da inflaçãode 93% de seus salários, assim como nos últimos 4 anos, a categoria teve reajuste de 44%, sendo que 25,7% corresponde a ganho real. O secretário apontou ainda que neste ano de 2013, com inflação de 6% do ano passado, o governo de Mato Grosso concedeu reajuste de 8% para os professores.
Sobre um dos pedidos dos professores que é no sentido de dobrar o salário em 100% de ganho real nos próximos 7 anos, Faiad disse que o Governo do Estado fez os estudos sobre a projeção do aumento de receitas nos próximos anos e propôs a dobra de salário em 10 anos de forma escalonada, começando a partir de 2014 com 5%. “A proposta é irrecusável, o próprio Conselho Nacional de Educação entendeu como inovadora e eficaz, mas eles não aceitaram, querem porque querem uma parcela deste reajuste para este ano, já estamos no final de ano letivo e já tiveram reajuste de 8%”, citou.
Segundo o secretário Faiad, hoje a receita de 2013 para a Educação é de 1 bilhãoe 700 milhões, deste total, 93% é comprometido para pagamento de salários dos servidores. “Por isso que o governador não pode ser irresponsável em atender ao pedido feito pelo Sintep, e tornar a educação de Mato Grosso ingovernável”, defendeu, apontando que ainda que para atender outra reivindicação dos professores, o Governo do Estado se comprometeu em realizar um novo concurso no ano que vem, além de convocar até o mês de novembro outro 450 profissio nais para atender a demanda da Seduc.
Com relação à climati zação das salas de aula, Francisco Faiad, apontou que atualmente 40% das escolas de Mato Grosso já contam com o sistema de climatização, e este percentual não aumentou porque o sistema elétrico das escolas não suporta as instalações, pois quando foram construídas não imaginava a possibilidade de colocar ar condicionado. “É preciso instalar uma nova rede para implantar este sistema, aos poucos está sendo feito”, concluiu,

Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top