quarta-feira , julho 30 2025

Indicação de Rusdaell trará benefícios aos portadores de doenças graves

DSC_0342O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Paranaíta, Rusdaell Barbosa apresentou recentemente uma indicação solicitando ao executivo alteração na Lei Municipal Nº 55/94, propondo a isenção de IPTU à portadores de doenças crônicas e graves como AIDS e câncer e aos portadores de deficiências.

A lei já existente prevê em seu artigo 1º, a isenção do IPTU aos aposentados e pensionistas que forem possuidor de um único imóvel urbano. Conforme informações do legislador, uma vez deixando de pagar o IPTU, a renda é automaticamente aumentada e poderá ser gasta em lazer, alimentação e principalmente com medicamentos.

Com base na lei já existente, nº 55/94 e sabedor que não existe uma legislação de alcance nacional que garanta isenção do IPTU, para pessoas portadoras de determinados tipos de patologia, e observando o art. 156 da Constituição Federal que atribui competência aos Municípios para legislar e instituir impostos sobre IPTU, foi que o legislador paranaitense Rusdaell Barbosa, objetivando principalmente garantir vida digna às pessoas que realmente necessitam deste aporte financeiro, indicou alteração na referida lei.

Diante de todo o exposto acima, o edil finalizou justificando com as seguintes palavras: “Precisamos garantir direitos de pessoas idosas, portadores de necessidades especiais e portadores de doenças graves, é imprescindível que se asseguremos através de leis, o direito à moradia digna, sem que os cidadãos precisem gastar seus rendimentos já escassos, que mal dar para a subsistência da sua família, para arcar com impostos”.

Rusdaell ressaltou ainda, em sua fundamentação que não se pode alegar que a isenção em questão, trará prejuízos aos cofres públicos. O município deixará de arrecadar inicialmente, mas os gastos com saúde serão reduzidos gradualmente.

 

Assessoria de Imprensa

About admin

Check Also

Polícia Militar homenageia unidades com destaques positivos no programa Tolerância Zero

Unidades foram reconhecidas pela produtividade operacional e redução de índices criminais, no primeiro semestre do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *