Capa / Educação / Sintep recebe proposta com 7% reajuste e decide hoje se greve nas escolas acaba

Sintep recebe proposta com 7% reajuste e decide hoje se greve nas escolas acaba

Sintep recebe proposta com 7O Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública de Mato Grosso (Sintep-MT) recebeu oficialmente na noite desta quarta-feira (18) a proposta de aumento por parte do governo do Estado.
De acordo com Henrique Lopes do Nascimento, presidente do Sintep, dois itens da proposta agrada a categoria que é o fato de dobrar o poder de compra dos profissionais em dez anos e a aplicação do aumento real de 5%, a partir de maio de 2014, seguindo de 6% em 2015, 7% em 2016 e a partir de maio de 2017 até o mesmo mês de 2023 o percentual oferecido é de 7,69% anualmente.
Já em relação à hora-atividade, o direito à reserva de horário para as atividades pedagógicas fora da sala de aula, seria aplicada gradativamente em três parcelas. Em 2014 os profissionais contratados teriam direito a 1/3 da hora-atividade, chegando a 2/3 em 2015 e a totalidade a partir de 2016.
Henrique Lopes também disse que todos os itens contemplam a categoria em 2014 e que hoje, às 14h, será feita uma assembleia geral em Cuiabá. “Não recebemos proposta de nada para esse ano e a expectativa da categoria não foi atendida o que pode ser um complicador”, disse.
A greve dos profissionais já dura 40 dias. Eles reivindicam 10% de reajuste e o governo ofereceu 7,18% para professores e servidores da Educação.
O governador Silval Barbosa se reuniu com deputados estaduais, na quarta-feira, para debater as reivindicações da categoria. O governador expôs que o piso salarial dos professores mato-grossenses é o 4º maior do país e que houve muitos avanços no setor.
A rede estadual de ensino tem cerca de 440 mil alunos.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top