Capa / Cidades / Aberta Semana de Trânsito em Alta Floresta

Aberta Semana de Trânsito em Alta Floresta

Aberta Semana de Trânsito em Alta FlorestaA Semana Municipal de Trânsito foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (10) e contou com a presença do prefeito Dr. Asiel Bezerra, do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Reinaldo de Souza, “Lau da Rodoviária”, e do secretário de Trânsito, Transportes e Segurança, Sansão Leite de Carvalho.

A Semana Municipal de Trânsito antecede a Semana Nacional do Trânsito – que acontece entre os dias 18 a 25 de setembro. A campanha lançada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é uma das ações delineadas para a década, intitulada “Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020. Álcool, outras drogas e a Segurança no Trânsito, efeitos, responsabilidade e escolhas”, tem o objetivo de conscientizar os motoristas, dados do Denatran apontam que 30 mil brasileiros morrem em acidentes envolvendo veículos automotores por ano.

As ações de conscientização são uma forma de evitar que mais pessoas sejam vítimas da violência no trânsito. “Também é preciso fiscalizar mais”, explica o secretário de Trânsito, Transportes e Segurança, Sansão Leite de Carvalho.

A empresa Cometa MOTO Center, patrono oficial da Semana Municipal de Trânsito, foi representada pelo Gerente Geral, Welligton Reis de Faria Teixeira, que parabenizou a pasta pela realização do evento e destacou que pequenas ações de conscientização conseguem trazer grandes resultados. “Acreditamos que ações como conscientização, educação treinamento trará um fruto para que possamos evitar acidentes de trânsito, e assim evitar que jovens percam a vida por conta dos acidentes de trânsito”, disse.

Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, (CDL/AF), Elza Lopes, é importante ver a presença dos jovens em um evento como esses. “Muitos jovens estão aqui hoje, e isso é importante porque esses jovens são responsáveis pelo trânsito, eles devem fiscalizar e fazer cumprir as leis de trânsito. A ação da secretaria em promover essa semana, é louvável, e deve ser seguida”, afirma.

O vice-presidente da Câmara de Alta Floresta, vereador Reinaldo de Souza, “Lau da Rodoviária”, destacou a importância da Semana de Trânsito para Alta Floresta. “Essa é uma semana importante, muitas mensagens sobre conscientização serão deixadas aqui neste momento, por isso, os jovens devem ouvir atentos as palestras e sensibilizações que serão realizadas”, afirma.

O prefeito de Alta Floresta Dr. Asiel Bezerra, que é médico ortopedista, lembrou as presentes que quando atuava no atual Hospital Regional, que antes era Hospital Municipal, ele atendia em média de 08 a 10 pessoas acidentadas e grande parte delas, envolvidas em acidentes no trânsito, em sua maioria de motocicletas.

“Infelizmente muitas pessoas perdem a vida em acidentes de moto, as pessoas precisam se conscientizar. A secretaria de trânsito não tem só o objetivo de multar, e sim de conscientizar, e educar para que todos tenham cuidado ao conduzir uma motocicleta ou automóvel, e respeitar a sinalização de trânsito”, disse o prefeito Dr. Asiel.

O secretário de Trânsito, Transportes e Segurança, Sansão Leite de Carvalho, avaliou de forma positiva a abertura do evento, para ele, a conscientização deve continuar, porém ressalta que é necessário sensibilizar as pessoas. “Muitas pessoas só entendem quando arde no bolso (no caso de multas), ou quando alguém de sua família é vítima de acidente no trânsito, e o nosso foco é sensibilizar, conscientizar acima de tudo. O tema da secretaria de trânsito é salvar vidas, o que há de mais importante é saber que você vai sair de casa e vai para o trabalho e que alguém lhe espera, o trânsito é você, de bicicleta de moto ou de carro e nós temos que ter esse cuidado com nos mesmo e com os outros”, completa.

Sansão afirma que os índices de acidentes envolvendo motociclistas e veículos é grande, porém, explica que a pasta trabalhar para diminuir esses índices. “Os números de acidentes ainda são muitos, ainda não conseguimos coibir 100%, mas podemos amenizar e passar nossa mensagem, se uma pessoa já se salve com uma palestra o dia já valeu a pena com o nosso trabalho”, finaliza o secretário.

Também estiveram presentes na abertura da Semana Municipal de Trânsito, o fisioterapeuta Dr. André Luis de Brito, a coordenadora do curso de Direito da Fadaf e mestre em Direito Civil pela Universidade de Londrina, professora Ana Célia de Júlio, a patrona da Semana, Cometa Moto Center, secretários municipais, vereadores, alunos do curso de Direito da Fadaf, do Secitec, além dos agentes de trânsito.

 

Informações a imprensa:

Giselle Oliveira

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Alta Floresta

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top