Capa / Em Destaque / Crédito para assentados da Gleba São Pedro será liberado “nos próximos meses”, diz deputado

Crédito para assentados da Gleba São Pedro será liberado “nos próximos meses”, diz deputado

creditoApós nove anos de muita luta, assentados do Projeto de Assentamento (PA) São Pedro, em Paranaíta, receberam a boa notícia de que o crédito na ordem de R$ 3,8 milhões pertencente ao Plano de Nacional de Habitação Rural (PNHR), estará disponível nos próximos meses. Isso, porque, no primeiro semestre desse ano, o montante retornou à conta da União, em virtude de uma portaria (352/12) baixada pelo Governo Federal, que suspendeu todos os efeitos de pagamentos.

A comunidade foi representada pelo vereador José Domingos Nunes, o BiroBiro, que recorreu ao primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), para que o mesmo intervisse junto ao Incra, em Brasília, a fim de que uma reunião fosse agendada em Brasília.

No entanto, esse encontro ocorreu em Cuiabá, no dia 15 de agosto, semana passada, com a presidente substituta da autarquia, Érika Galvani Borges. Na reunião ocorrida no Incra, em Mato Grosso, Savi que foi representado pela assessora parlamentar Suany dos Anjos. Ela relatou as reais condições vivenciadas pelos assentados e as razões pelas quais as famílias necessitam da liberação do recurso.

Segundo Suany, no encontro ficou definido que na primeira semana de setembro haverá uma reunião no assentamento, entre o Incra MT, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e os agricultores da comunidade para apresentar o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Posterior a esse encontro, a presidente do Incra Nacional aguardará o relatório de sua regional em Mato Grosso, a fim de que o crédito relativo ao PNHR retorne à conta da Comissão de Habitação do Projeto de Assentamento (PA) da comunidade São Pedro.

“Esse recurso esteve por certo tempo na conta da comissão, porém, só em julho desse ano, os agricultores rurais do PA foram informados disso. Ou seja, no mesmo período em que o recurso retornou à conta da União”, disse Suany. Ainda de acordo com a assessora do deputado, ele que é presidente da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária, o Incra regional já realizou vistoria na área (Assentamento São Pedro), inspeção que levou dois meses para terminar.

O resultado disso, segundo Suany, é que das 776 famílias existentes na comunidade, 382 estão aptas a receber o crédito que deve estar disponível até o final desse ano. “A superintendência regional fez sua parte, cumpriu seu papel e agora o deputado Mauro Savi, que interveio nas negociações que beneficiam o agricultor familiar, aguarda uma reposta positiva do Incra em Brasília”, disse ela, afirmando que o primeiro-secretário do Legislativo Estadual irá acompanhar todos os trâmites até que este caso se dê por encerrados e os assentados sejam beneficiados com crédito.

Para o vereador Biro-Biro, a intervenção do deputado foi fundamental, tendo em vista que quase metade das famílias que vivem no assentamento São Pedro não sabia a quem recorrer para sanar o impasse que, segundo Biro-Biro, já foi resolvido.

“Quando me deparei com essa situação, não tive dúvidas a quem recorrer. O Mauro é um parceiro de longa data, tem olhado para a nossa cidade e agora só resta agradecê-lo mais uma vez pelo seu empenho a nosso favor”, destacou o vereador.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top