Um novo traçado para a MT -322 (antiga BR-080), ligando as MT’s 419 e 208, a BR-163, passando pelos municípios de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Carlinda, Alta Floresta, passando por vários outros municípios do nortão foi discutido na noite da última sexta-feira, 16, em Alta Floresta. A ideia do projeto que vem sendo pleiteado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso é buscar uma logística eficiente, que contemple o maior numero possível de municípios mato-grossenses. A mudança no traçado da rodovia estadual vai encurtar a distância entre Alta Floresta e o porto de Santarém, no Pará, em torno de 150 quilômetros. “Neste trecho a ida e volta são cerca de 300 km a menos, isso vai representar uma grande economia no frete pago pelo produtor . Isso é sem duvidas um grande avanço para a nossa região”, disse o prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra. Pelo projeto já desenvolvido pela Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), o traçado da MT -322 sai do município de Matupá e liga a MT -208,
deixando de fora o município de Novo Mundo. A inclusão da MT -419 no novo traçado seria justamente para dar maior agilidade ao andamento do projeto, uma vez que além de encurtar distâncias, a mudança que está sendo propostas irá diminuir os
impactos ambientais, diminuir os gastos públicos com abertura de uma nova estrada. O CODAM- Conselho para o Desenvolvimento da Amazônia MatoGrossense – defende que o traçado seja pela MT -419 a 208 porque já existe um trabalho de sub-base que pode ser aproveitado. “Esse é o caminho mais curto para a BR-163, que a rodovia artéria econômica da região, é por onde vai sair toda a exportação e também é onde vai entrar toda a matéria prima que vai ser utilizado na produção”, disse o advogado e professor, Sandro Nasser Sicuto, coordenador do CODAM. A prefeita do município de Nova Bandeirante, Solange Sousa Kreidloro disse que a implantação deste novo traçado significa o avanço principalmente dos municípios que hoje estão distantes, mas que com a abertura desta rodovia, fazendo esta interligação ficará mais próximo de tudo e a população terá mais qualidade de vida. “A econômica vai dar um salto importante, vai valorizar terras e estará sendo levada mais qualidade de vida a população”, disse, frisando que onde não há asfalto e não tem como escoar a produção, vidas estão sendo ceifadas, e a população não tem acesso ao progresso. Para o secretário de desenvolvimento agropecuário e cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Dornelles da Rocha, o traçado interligando o estado de Mato Grosso ao Pará significa a consolidação ainda maior desta região quando se fala em crescimento econômico.
Neri Geller , secretário nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, frisou que o programa plano safra atende as
demandas de todos os pequenos produtores, mas é necessário ter a logística para escoar a produção. Para a audiência pública foram convidadas autoridades, representantes de igrejas, clubes de serviço e a população dos municípios do V ale do T eles Pires: Alta Floresta, Carlinda, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo,
Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Apiacás, Cotriguaçú, Colniza, Juruena e Aripuanã. Todos serão beneficiados diretamente com a viabilização da nova logística
Alex Cordeiro