Capa / Cidades / Onda de pichação assola a cidade de Alta Floresta

Onda de pichação assola a cidade de Alta Floresta

matéria VANDALISMOAté pouco tempo, as pichações pareceriam ser algo que só aconteciam em grandes capitais, que apenas ouviríamos as pessoas reclamarem através de programas de televisão.

Para muitos moradores de cidades do interior, como Alta Floresta, por exemplo, não se imaginava acordar pela manhã e no caminho do trabalho ou algo desta natureza, pudéssemos deparar com muros rabiscados, com letras que mal se entendem. Pois bem, de alguns dias para cá, começamos a presenciar esta triste realidade.

Hoje não é difícil encontrar muros pichados pela cidade. Basta andar poucos metros em qualquer bairro da região central de Alta Floresta para se deparar com as pichações. Este ato de vandalismo é sinônimo de prejuízos para proprietários de imóveis e também para o Poder Público, mas nas ruas entre os pichadores, são tratadas como manifestação artística.

As pichações tomam conta de muros de escolas, muros de residências, tampa de bueiros, pontos de táxi, ponto de ônibus, e até mesmo as placas de sinalização no trânsito se transformam em rascunhos de artes proibidas. A cada dia estes atos de vandalismo têm crescido o que é péssimo para a imagem da cidade.matéria VANDALISMO 2

Como na maioria dos casos o espaço é curto, os responsáveis por estes atos costuma usar as siglas “V 6 T”, já onde o espaço é mais amplo, os vândalos fazem questão de deixar o significado da sigla que quer dizer “Vem 6 Tudo”. O pichador tem o costume de assinar com o pseudônimo “CREW”, um desafio em espécie de afronta e deboche contra as autoridades. Mas este deboche pode estar com os dias contados e acabar mal para os autores, pois a polícia está investigando os atos de vandalismo. “Tem se tornado notório, temos observados que alguns muros da cidade tem apresentado o mesmo tipo de pichação. Esta é uma ação criminosa e a polícia está tomando as providências necessárias”, disse o delegado Marcel Oliveira.

No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) que prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa para quem for flagrado pichando, grafitando ou danificando por qualquer meio edificação ou monumento urbano.

matéria VANDALISMO1

 Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top