Capa / Estaduais / Campanha Saúde da Mulher é realizada em Paranaíta

Campanha Saúde da Mulher é realizada em Paranaíta

SAÚDE DA MULHER2Foram realizadas coleta de Exame Citopatológico de Colo Uterino e Orientações sobre Autoexame das mamas

No último sábado 20 de julho, as Equipes de Saúde da Família de Paranaíta, mobilizaram-se para a realização da Campanha Municipal de Saúde da Mulher 2013. As mulheres paranaitenses puderam realizar durante todo este dia o exame Citopatológico de Colo Uterino, exame este que busca identificar precocemente alterações celulares que possam indicar câncer de colo de útero e tratar lesões precursoras da doença. O câncer de colo de útero está em 2º lugar entre os tipos de câncer que mais matam mulheres no Brasil.

Durante o todo o dia as mulheres com idade entre 25 e 64 anos que compareceram às unidades de saúde da família além de realizarem o exame citopatológico de colo de útero ainda receberam orientações sobre autoexame de mamas, prevenção de DSTs e as primeiras 50 mulheres atendidas em cada unidade, ganharam 01 camiseta com o slogan da Campanha.

A secretária de Saúde de Paranaíta Soninha reforça para os cuidados necessários que todas as mulheres devem ter com relação à prevenção. “É preciso adotarmos isto como algo do nosso dia-a-dia, se tocar, se conhecer, saber identificar quando algo está errado em nosso corpo, o passo principal é prevenir o quanto antes para que os números de incidência desse mal não aumentem, por isso convoco você mulher paranaitense a realizar os exames periodicamente, temos equipes prontas a atender e dar todo o suporte a todas as cidadãs, mas acima de tudo tem que se conscientizar.” Disse Soninha.

A secretaria Municipal de Saúde também contou com a parceira da UHE Teles Pires na realização das ações da campanha e apoio da Prefeitura Municipal de Paranaíta.

Foram realizadas ao todo 272 coletas de material para o exame preventivo de Câncer de colo de útero.

SMS/ Redação SECOM-PTA

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top