Capa / Cidades / Companhia Hidrelétrica Teles Pires prepara área para a formação do reservatório

Companhia Hidrelétrica Teles Pires prepara área para a formação do reservatório

SONY DSCA Companhia Hidrelétrica Teles Pires iniciou as atividades para a Supressão Vegetal nas áreas 1 e 2 (margens direita e esquerda do rio Paranaíta) que serão abrangidas com a formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Teles Pires. Os trabalhos fazem parte do Programa de Desmatamento e Limpeza do Reservatório e das Áreas Associadas à Implantação do Projeto.

De acordo com o engenheiro florestal e gerente de Supressão Vegetal da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Odair Sigarini, essa etapa é precedida de uma série de estudos, entre eles o monitoramento da qualidade da água, aquisição das propriedades, monitoramento e resgate arqueológico, obtenção da Autorização de Supressão Vegetal (ASV) junto ao IBAMA.

Durante o processo de supressão vegetal é realizado o resgate e a catalogação de sementes, mudas, plantas e frutos para formar um banco de dados sobre a diversidade existente na região. Além disso, também é realizado o resgate da fauna que conta com a atuação de biólogos, médicos veterinários e auxiliares de campo, que priorizam o acompanhamento da locomoção espontânea dos animais para áreas remanescentes.  Os animais porventura resgatados são catalogados e avaliados quanto à possibilidade de relocação imediata ou da necessidade de manutenção no Centro de Centro de Tratamento de animais Silvestres (CETAS) para recuperação até serem transferidos para um local seguro e semelhante ao seu habitat natural.

As atividades realizadas nas áreas de supressão seguem normas de segurança, como, por exemplo, o uso de equipamentos de proteção, bandejas para contenção de óleo no abastecimento de motosserras e equipamentos. De acordo com Odair, o empreendimento também se preocupa com a destinação final da madeira retirada da área do reservatório, proporcionando o aproveitamento econômico da matéria prima florestal de valor comercial nas serrarias existentes na região.

As obras de construção da Usina Hidrelétrica iniciaram em 2011 e vão gerar 1.820 megawatts após a conclusão, com potência suficiente para fornecer energia elétrica para 5 milhões de pessoas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top