Um cobrador de ônibus do Terminal do Pinheirinho, em Curitiba, relatou ter sido agredido por uma passageira na noite de quinta-feira (4). O funcionário não quis se identificar e disse ao G1 que a agressão física e verbal começou quando ele solicitou que a mulher mostrasse a foto do cartão de isento, com o qual pretendia pagar a passagem. O cobrador estava com uma câmera e registrou toda a situação e depois, postou no Youtube. Até as 10h30 desta quarta-feira (10) o vídeo tinha 160 mil acessos.
“Eu percebi que ela não tinha nenhuma deficiência e que não era idosa. Como esses são os requisitos para ter o cartão, eu desconfiei e pedi para ver a foto. Ela não gostou e ligou para o serviço de reclamações da prefeitura. Foi nesse momento que eu liguei a minha câmera”, acrescentou o rapaz. Ele relatou ainda que passageira o xingou e o agrediu com socos e empurrões. “Ela dava de dedo na minha cara e dizia que eu tinha sido grosseiro, quando, na verdade, eu só pedi pra ver a foto”, reclamou.
“No vídeo tem um momento que ela [a passageira] cai no chão depois de tropeçar em uma pedra, que estava no local para segurar a porta”, explicou o funcionário. Ele destacou que não agrediu a passageira em nenhum momento. Tem uma câmera de segurança em cima da minha cabine, eu não seria louco em agredir alguém”.
Pouco tempo depois, a passageira chamou o marido. “Ele me ameaçou e disse que eu não sabia com quem estava mexendo”. O cobrador informou que registrou um boletim de ocorrência e que processou o casal por agressão, calúnia e difamação. Sobre a postagem do vídeo na internet, ele declarou que tomou a atitude como forma de protesto. E lembrou que costuma levar a câmera fotográfica porque já teve outros casos em que passageiros reclamaram pelo mesmo problema.
A Urbs, empresa que gerencia o transporte público na capital, informou que o cobrador é obrigado a solicitar o documento em todas as vezes que suspeitar de um passageiro com o cartão de isento. O cobrador atua na função há três anos.
Fonte: G1