Em empresa de engenharia está elaborando um projeto encomendado pela Prefeitura de Sinop para transformar o Aeroporto Municipal João Batista Figueiredo em aeroporto internacional. O projeto conceitual já passou pela aprovação da Secretaria de Aviação Civil e segue para segunda etapa, que é a elaboração do projeto técnico.
Também consta do projeto a criação de “HUB” para passageiros da região tornando uma alternativa viável de pouso técnico para as rotas existentes, inserção em futuras rotas aéreas, implantação um terminal de cargas e construção de um “HUB” de cargas para região.
O projeto esta dividido em quatro etapas. A engenharia já está em campo elaborando todos os estudos técnicos para a elaboração do Plano de Investimentos na Ampliação Operacional e de Resistência de Pavimentos (PCN). O prazo para esta etapa é de 30 dias.
Na segunda etapa serão levantados os estudos de ampliação de pista e PCN. As duas fases contemplarão 50% de todo o projeto. Na terceira etapa será gerado um orçamento básico preliminar e, para a quarta e última fase, será apresentado o relatório final que dará sustentação do projeto de reforma. No total serão necessários 120 dias para conclusão de todas as fases do projeto técnico.
Com a ampliação será possível a construção de um hangar com quatro mil metros quadrados, com capacidade para dez aeronaves em operação, com projeção de outras aeronaves como Caravan 208, Navajo, Ceneca e ATR 72. Também será possível a instalação da base operacional e base de manutenção, com 60 colaboradores diretos.
Para a instalação da Brigada de Combate a Incêndio Florestal na nova unidade, o aeroporto será contemplado com dois aviões de combate a incêndio florestal Air Tractor 802F, cinco caminhões de combate a incêndio florestal, seis camionetes, seis Kits de combate móveis para instalar nas camionetes (500litros) e um caminhão tanque de combustível para aviação
Se aprovado, o projeto integrará o Programa de Investimento em Logística de Aeroportos, lançado pela presidente Dilma Rousseff no final de dezembro do ano passado, orçado em R$ 7,3 bilhões. Desse total, R$ 331 milhões serão destinados para 13 aeroportos mato-grossenses, informa a assessoria de comunicação da prefeitura.
Fonte: Olhar Direto