Capa / Cidades / Asiel ocupa 19º Lugar em ranking dos 50 melhores prefeitos do Estado

Asiel ocupa 19º Lugar em ranking dos 50 melhores prefeitos do Estado

asielO ranking IKGM de aprovação popular dos prefeitos de Mato Grosso, que avalia as gestões municipais, aponta que o atual prefeito de Alta Florest, Asiel Bezerra, ocupa o 19º lugar entre 50 executivos pesquisados.

Em Alta Floresta, a pesquisa foi promovida entre os dias 25 e 26 de abril e ouviu 195 pessoas. Segundo a pesquisa Asiel que encontrasse no primeiro ano de mandato teve nota 6,7 e conceito 46,2 ficando atrás de gestores de municípios como Guarantã do Norte, Alto Araguaia, Lucas do Rio Verde, Comodoro e Água Boa.

O primeiro colocado na pesquisa é o prefeito de Barra do Bugres, Julio César Florindo, que obteve nota 8,58 e conceito 97,8. O prefeito Asiel Bezerra pode até comemorar, ficou a frente de cidades com população bem maior, como é o caso de Cuiabá, Sinop e Primavera do Leste, onde os gestores ficaram atrás do altaflorestense.

O mesmo instituto, mostrou que no ano passado, 2012, a ex-prefeita Maria Izaura aparecia na 11ª posição após oito anos de administração.

Para ter acesso a pesquisa completa, clique no link no final desta matéria.

Formato

 

Foram aplicadas as mesmas perguntas aos eleitores das 50 maiores cidades com base no número de eleitores. O índice é obtido por meio do cruzamento de duas variáveis aplicadas a todos os 50 municípios pesquisados. Cada pesquisa tem uma amostragem diferente, porém, assegurando a mesma margem de erro a todos os municípios pesquisados. Isso é fundamental para permitir a comparação entre as diferentes cidades.
A primeira variável é a Nota (N) representada por uma escala de avaliação onde o pesquisado atribui uma nota entre zero e 10 para o prefeito de seu município. A variável N é a média ponderada de todas as notas atribuídas, descartando-se os indecisos e as não respostas.
Já a segunda variável é o Conceito (C), representada por uma escala na qual o pesquisado atribui um conceito de péssimo, ruim, bom o último para o prefeito de seu município. O conceito é obtido subtraindo-se a soma dos percentuais de péssimo e ruim (negatividade)da soma dos percentuais bom e ótimo (positividade).
Este é um serviço inovador no mercado de pesquisas política e permite o acompanhamento da evolução das gestões ano a ano. Em 2013, os dados estão baseados na avaliação deste primeiro semestre da administração.
A diretora de pesquisa da KGM, Cláudia Cadore, explica que o levantamento serve como um parâmetro para que os prefeitos consigam direcionar sua administração de acordo com os anseios da população, segundo a avaliação recebida.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top