Capa / Em Destaque / Para manter estoque durante as festividades, UCT de Alta Floresta irá promover campanha de doação de sangue a partir da próxima semana

Para manter estoque durante as festividades, UCT de Alta Floresta irá promover campanha de doação de sangue a partir da próxima semana

Bruno Felipe / Da Reportagem

No início da próxima semana a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de Alta Floresta irá promover mais uma campanha de doação de sangue, por isso, a Unidade convoca todos os doadores e até aqueles que ainda não doaram para comparecer na unidade a partir do dia 25 para contribuir com a causa. Tal campanha servirá para manter o estoque de sangue para as datas comemorativas, pois devido a temporada de férias e festividades de fim de ano, a unidade sempre sofre queda brusca nas doações e consequentemente, um aumento nas transfusões. Vale frisar que os primeiros doadores serão agraciados com camisetas alusivas à doação de sangue que serão disponibilizadas pelas empresas parceiras da UCT.

De acordo o bioquímico e coordenador da UCT, Rafael Carvalho, para realizar a doação é necessário ao doador seguir certos requisitos como ter no mínimo 50kg, ter 16 anos até 59 anos de idade, (para menores de 18 somente com autorização dos pais), estar bem alimentado com comidas saudáveis (evite alimentos gordurosos) e não ter contraído nenhuma doença infectocontagiosa. Rafael frisou que para aquelas pessoas que ainda não fizeram nenhuma doação na vida, os requisitos são os mesmos, sendo que qualquer dúvida poderá ser sanada no ato da doação. “É um ato solidário, então compareçam para manter o estoque no nível médio, para assim atendermos o hospital regional e outros hospitais da região”, disse Rafael, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário. A UCT de Alta Floresta está localizada anexa ao Hospital Regional e na próxima semana, a unidade estará atendendo em horários flexíveis das 07h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00, para que um máximo de doadores compareçam e ajudem a garantir os estoques de bolsas.

Lembrando que durante o ‘Junho Vermelho’ (campanha nacional de conscientização à doação de sangue) deste ano, a Unidade conseguiu arrecadar mais de 60 bolsas de sangue graças ao apoio dos atiradores do Tiro de Guerra de Alta Floresta. Para fazer o chamamento dos doadores durante as campanhas, a Unidade frequentemente utiliza o espaço da imprensa local e também o auxílio da página do facebook intitulada ‘UCT de Alta Floresta’. Nesta página, além dos internautas ficarem por dentro de todas as campanhas, também ficam ligados na eventual necessidade da unidade em relação a algum tipo sanguíneo especifico. Os doadores também podem registrar o momento da doação e postar suas fotos diretamente na página para que assim a conscientização chegue ao alcance de mais pessoas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top